quinta, 28 de março de 2024
Geral
09/04/2021 | 14:20

Projeto para construção de casas populares a baixo custo entra na fase final

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e a Irmãos Fischer S.A. Indústria e Comércio estão na fase final do projeto de cooperação técnica que vai viabilizar a construção de casas populares a baixo custo nos municípios da região de Itajaí. 
 
A Univali, por meio do Escritório Técnico de Arquitetura, Urbanismo e Design de Interiores da Univali (ETAU), localizado no campus Balneário Camboriú, será a responsável pelo projeto arquitetônico. 
 
Para o desenvolvimento do projeto foram levados em consideração itens como qualidade espacial, conforto termoacústico, luminosidade, estética e funcionalidade. 
A tecnologia será aplicada ao sistema construtivo modular da Fischer, que utiliza painéis pré-moldados em aço. A ideia é que o processo de montagem da casa modular seja mais rápido, econômico e sustentável, já que neste sistema não é necessário o uso de materiais como cimento, tijolos, argamassa e água nas paredes e na cobertura. 
 
“Existe uma grande demanda dos municípios para este modelo de moradia e a principal vantagem do sistema é o tempo de conclusão. Uma casa convencional leva de quatro a seis meses, em média, para ser construída. Com esta tecnologia as casas ficarão prontas em quatro dias”, explica o coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da Univali, Carlos Alberto Barbosa de Souza.  
 
As casas serão geminadas e terão cerca de 50 m2.   A próxima etapa será a apresentação do projeto às prefeituras dos municípios interessados na tecnologia construtiva. 
 

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS