quinta, 28 de março de 2024
Saúde
06/04/2021 | 16:54

Fisioterapeuta do Hospital Marieta dá dicas básicas para recuperação de pacientes pós-internação por Covid-19

 Após passar um período internado devido à Covid-19, o paciente precisa continuar sua recuperação em casa. Para isso, algumas medidas precisam ser tomadas para auxiliar no processo. O fisioterapeuta Yuri Góss, do Hospital Marieta, separou algumas dicas que podem fazer a diferença no dia a dia de quem está se recuperando das sequelas que o vírus deixou.
 
Durma bem
Algo muito importante é a qualidade do sono. É preciso que o paciente que recebeu alta da internação preze por uma boa noite de sono e tente manter horários fixos e para dormir e número de horas de sono usuais. Afinal, enquanto dorme o corpo se recupera, renovando a energia que a pessoa tanto precisa durante o dia.
 
Boa alimentação
Ter uma boa alimentação, na verdade, é imprescindível para todas as pessoas, mas principalmente para alguém que está se recuperando da Covid-19. É preciso optar por uma dieta saudável, rica em frutas, verduras, legumes, etc. Uma boa alimentação dará força para a pessoa e compensará o esforço aumentado que o corpo está fazendo para se recuperar por completo. A orientação de um nutricionista é muito valiosa.
 
Se ainda fuma, precisa parar
Se o paciente é tabagista, ele precisará largar de vez o cigarro. Um dos órgãos mais prejudicados com a Covid-19 é justamente o pulmão, por isso, voltar a fumar nem deve ser cogitado, pois os pulmões já estão prejudicados e fumar piora a função pulmonar. Caso tenha dificuldade, procure ajuda médica e psicológica.
 
Técnicas de conservação de energia
Essas técnicas são muito bem-vindas para pacientes que, enquanto estavam internados, necessitaram do uso de ventilação mecânica, e consequente a qualidade de vida fica extremamente afetada por, em média, seis meses. Elas servem para pessoas que sentem dificuldade em fazer atividades do dia a dia, como por exemplo: levantar os braços ou se agachar elevam o gasto energético, então o recomendado é que a pessoa coloque as roupas que mais usa na altura do quadril e dos ombros. O mesmo se aplica no chuveiro, como deixar os itens de banho na mesma altura. A pessoa também pode instalar barras de apoio para dar mais segurança, ou se preferir, usar uma cadeira de banho, assim gastará menos energia e estará mais seguro.

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS