quinta, 28 de março de 2024
Economia
01/04/2021 | 09:44

128 cidades comemoram o Dia Mundial da Criatividade

O World Creativity Dayé o maior festival colaborativo de criatividade do mundo e ocorrerásimultaneamente em 128 cidades de 18 países nos dias 21 e 22 de abril. Para este ano, o evento global terá o tema Novo Mundo, Novas Habilidades e a maior feira de experiências educacionais criativas com a intenção de acelerar o desenvolvimento do capital humano com foco nas 10 principais habilidades para o futuro apresentadas pelo Fórum Econômico Mundial. No Brasil, 101 cidades participam do World Creativity Day que, neste ano, está liderando a maior campanha de doação de bolsas de estudos já realizada com o apoio de algumas das melhores e mais influentes escolas de cursos livres do país. Serão 112.695 bolsas de até 100%, com o objetivo de ampliar a capacidade criativa da sociedade para acelerar a retomada da economia pautada pela inovação e pelo conhecimento em rede.

Chegando à 4ª edição, o evento tornou-se mundialmente conhecido após a ONU ter estabelecido o Dia Mundial da Criatividade e Inovação em seu calendário oficial em 2017. Em 2021, o festivalserá online e o palco principal aberto pela plataforma YouTubecom a participação de representantes da UNESCO e palestras de especialistas da Singularity University, The School of Life, entre outras.

A edição deste ano conta com o patrocínio global da Kingston, líder mundial em produtos de memória e soluções de tecnologia e tem sede em Fountain Valley, na Califórnia (EUA). “Acreditamos que a criatividade é a força que move o ser humano em busca de respostas e de novos jeitos para melhorar a vida e a sociedade. Há 34 anos a Kingston cria e fabrica soluções de memória e armazenamento e está presente em muitos dispositivos, desde tecnologia wearable, como os smart-watches, até PCs, notebooks e tablets”, conta Fabio Bottallo, gerente sênior de marketing estratégico da Kingston, que, ao lado das marcas Ambev e Grupo In Press, ajudam a potencializar ainda mais o papel da criatividade e da inovação na vida das pessoas.

E também oferecerá mais de 1.500 atividades simultâneas através do aplicativo Dia da Criatividade, disponível para iOS e Android.Tudo produzido por inspiradores e especialistas em mais de 120 cidades de 18 países, consolidando a data como a maior experiência imersiva do planeta com a missão de acelerar a revolução da aprendizagem e garantir que milhares de pessoas possam desenvolver novas habilidades com foco em empregabilidade e geração de renda, contribuindo para reduzir os danos e prejuízos causados pela pandemia.

“Estamos diante de uma mudança de paradigma naqual a retomada da confiança pós-pandemia deve servir como um catalisador para uma revolução na aprendizagem que garanta a transição para uma economia digital e de baixo carbono garantindo emprego e renda para todos através da criatividade”, avalia o idealizador e diretor-geraldoWorld Creativity Day, Lucas Foster.

O coronavírus acelerou a automação do trabalho e o Fórum Econômico Mundial chamou a atenção para o risco de uma nova geração perdida. Dessemodo, emprego e geração de renda serão tão importantes quanto o combate à doença a partir de agora. Muitas pessoas estão com medo de perder seus empregos e tantas outras tiveram que empreender. Por isso o desenvolvimento de novas habilidades é tão importante. Seja para garantir a empregabilidade ou para fazer o novo negócio dar certo.

“O Fórum Econômico Mundial lançou o movimento Reskilling Revolution, cujo foco é impactar 1 bilhão de pessoas até 2030 no desenvolvimento de novas habilidades como o pensamento crítico, a resolução de problemas complexos, criatividade e originalidade, liderança e influência social”, reforça Foster. “Decidimos apoiar a nova educação para o desenvolvimento de habilidades do futuro como forma de ampliar a capacidade criativada sociedade, recriando o desenvolvimento social econômico pautado pela sustentabilidade e pelo conhecimento em rede”. Além das 10 sugeridas pelo órgão internacional, a World Creative Organization optou por incluir outras três categorias que consideram fundamentais: consciência ambiental, interdependência e regeneração, respeito à diversidade, gêneros e relações étnico-raciais, e artes, técnicas e expressão artística

 

Bolsas de estudo podem chegar a 100% nas escolas criativas parceiras

Depois do evento online totalmente gratuito nos dias 21 e 22 de abril, os participantes poderão ter acesso a bolsas de estudos que podem chegar a 100% de desconto nos cursos livres oferecidos pelas escolas parceiras do Dia Mundial da Criatividade, como a Singularity University, Doméstika, a Descola, a ECHOS, a Saibalá,Perestroika e The School of LIfe. Serão até 112mil bolsas, o equivalente a R$ 14milhões doados em bolsas de estudo mostrando que as escolas apoiam a causa e a comunidade do World Creativity Day. Basta utilizar o código de participação  nas atividades dos dias 21 e 22 para acessar a plataforma Creative Card.

A World CreativityOrganization é responsável pelo World Creativity Day e acredita que empregabilidade e geração de renda serão a causa mais importante do ano. Por isso, aliou-se ao programa do Fórum Econômico Mundial e irá fazer sua revolução criativa pela educação para as novas habilidades.

 

As escolas criativas participantesque aderiram à causa

Freela School; Digital House; Echos; Escola de Criatividade; Descola; Cuidadoria; The Professional Creative; Perestroika; Design Thinkers Academy; Moporã Play; Saibalá; Trampos.co; Escola do Caos; Fábrica de Criatividade; SingularityU Brazil; Creative Education Foundation; EspaçoNave; FIAP; The School of Life; UnlockOmelete; VRS Academy; Creative Education; Domestika; Faber-Castel; Sustentare - Escola de Negócios; YouPix; O Futuro das Coisas; Escola Nômade para Mentes Criativas; IED Edu e Curseria.

 

Sobre o criador do World Creativity Day

Lucas Foster é psicólogo, especialista em criatividade, além de empreender e investirna área de economia criativa. Fundou a Originals Network, holding de negócios criativos proprietária das empresas ProjectHub, LabCriativo e Originals Media House. Idealizou o Prêmio Brasil Criativo, consagrado como a premiação oficial da economia criativa brasileira e o World Creativity Day, iniciativa global que celebra a criatividade como matéria-prima para o desenvolvimento sustentável.

Considerado um dos principais nomes por trás da economia criativa no Brasil, é também o responsável pela maior comunidade de incentivo à criatividade do país.Segue em busca de fazer crescer uma comunidade apaixonada pela inovação com iniciativas diversificadas, sempre conectadas pela criatividadee ousadia.

 

Sobre a Kingston Technology Company, Inc.

De big data a notebooks e PCs, passando por dispositivos com IoT (internet das coisas), como tecnologia wearable e smart, até o design e a fabricação de peças por contrato, a Kingston ajuda a entregar soluções para viver, trabalhar e jogar. Os fabricantes de PC e as maiores empresas de armazenamento em nuvem do mundo dependem da Kingston para suas necessidades de fabricação, e nossa paixão alimenta a tecnologia que o mundo usa todos os dias. Nos esforçamos além dos produtos para ter uma visão ampla, atender as necessidades dos nossos clientes e oferecer soluções que fazem a diferença. Para saber mais como a Kingston está com você, acesse: www.kingston.com/br.

 

Sobre a Together / Ambev

A Ambev criou a Together / Ambev com o propósito de romper os limites através de parcerias, gerando valor para as marcas e viabilizando ações e projetos de alta performance, sempre na busca para melhorar a experiência do consumidor final. O objetivo da nova área é ser viabilizadora, em termos de qualidade e eficiência, para co-criação e gestão de projetos junto com marcas, que assim como a Ambev, acreditam em unir as pessoas por um mundo melhor.


JORNAL IMPRESSO
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024
01/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS