sexta, 19 de abril de 2024
Saúde
29/03/2021 | 16:00

Páscoa pet: cachorros podem consumir chocolate?

Na medida em que a Páscoa se aproxima, é muito comum encontrarmos os corredores de lojas e supermercados repletos de ovos de chocolate. Para os tutores de cães e fãs de chocolate, o alerta: no chocolate, há uma substância tóxica que pode ser extremamente prejudicial à saúde do animal.

"A substância se chama teobromina e é tóxica para os pets. Nos cachorros, por exemplo, ela é absorvida pelo estômago e intestino e eliminada mais lentamente que nos humanos, sobrecarregando o organismo dos cães e causando consequências negativas", explica a coordenadora do curso de Medicina Veterinária da Anhanguera, Carla Regina Pires.

Não importa a quantidade de chocolate ingerida. Essas consequências podem ser sintomas de intoxicação como diarreia, vômito, febre, aumento da ingestão de água e do volume de xixi, além de sintomas cardíacos e respiratórios, por isso, é muito importante tomar cuidado e impedir a ingestão de chocolate e cacau por parte dos pets.

"A dica é manter chocolates longe do cachorro e impedir que outras pessoas os alimentem com o produto. Em caso de ingestão acidental, os tutores devem procurar um veterinário imediatamente", completa a professora.

Existe chocolate para cachorro?

Existe, mas é importante ressaltar que o produto deve ser oferecido de forma moderada. Entre os principais ingredientes do chocolate para pets, está a alfarroba, um alimento rico em fibras naturais, que contém as vitaminas e minerais (A, B1, B2, cálcio, fósforo, ferro, potássio, magnésio). Além disso, a alfarroba não contém cafeína e teobromina, que são substâncias tóxicas para os cães. O produto pode ser encontrado em lojas para pets e supermercados.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS