terça, 16 de abril de 2024
Pandemia
29/03/2021 | 15:58

Com UTIs de hospitais lotados em toda a região, aumenta a procura por Ivermectina em Itajaí

Desde o início deste mês, o Centroeventos de Itajaí, além da vacinação, tem recebido um movimento maior de pessoas à procura da Ivermectina, um número 70% superior desde o fim de fevereiro. Segundo pesquisas, o medicamento tem atividade antiviral in vitro comprovada contra o coronavírus e pode ajudar a prevenir e atenuar a infecção causada pelo vírus.
Embora seja um medicamento que até hoje provoca discussões entre profissionais de saúde sobre sua eficácia no tratamento profilático contra o coronavírus, muitos hospitais e prefeituras do Brasil tem usado ele inclusive como protocolo no tratamento da Covid-19.
A prefeitura de Itajaí foi uma das primeiras no Brasil a começar a distribuir gratuitamente para a população a ivermectina, numa ação no Centroeventos da cidade, atendendo quase 150 mil itajaienses que foram buscar a primeira dose do medicamento no início do mês de julho de 2020. Na segunda dose, a procura foi de um pouco mais de 100 mil pessoas aproximadamente
O prefeito Volnei Morastoni, que também é médico, diz que tomou a iniciativa da distribuição da ivermectina, depois que viu a experiência de algumas cidades do país e exterior, além de instituições brasileiras, como a Unimed e o Hospital da Marinha do Brasil. Além disso, um estudo colaborativo liderado pelo Biomedicine Discovery Institute (BDI) da Monash University, em Melbourne, na Austrália, com o Instituto Peter Doherty de Infecção e Imunidade (Doherty Institute), mostrou que a ivermectina possui atividade antiviral, em teste in vitro, contra o vírus causador da COVID-19. 
“Para enfrentamento à COVID-19 decidimos utilizar a ivermectina como tratamento profilático. Esse medicamento tem potencial de prevenir e amenizar infecções por coronavírus, além de ser um remédio seguro, que já é amplamente usado, É importante esclarecer que os moradores de Itajaí sempre receberam orientações de que o uso de tratamentos profiláticos não é uma cura para a Covid-19, uma ação preventiva para ser adotada periodicamente e em conjunto com as demais medidas não farmacológicas.”, comenta o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni.
Entretanto, a procura diminuiu a partir da terceira dose do medicamento, onde apenas 6.660 pessoas fizeram uso da ivermectina, pois por falta de comprovação científica da sua eficácia, foi desestimulada por muitos setores da saúde e medicina, desacreditando o seu uso. Ou seja, não houve continuidade quinzenal do uso da ivermectina, conforme preconizado.
Itajaí, que é uma cidade praiana, e recebe inúmeros turistas, como outras do Estado e do Brasil não é simples fazer o controle da pandemia. “Mas a prefeitura não se exime de sua responsabilidade, adota diversas medidas de enfrentamento à Covid-19, tem mais de 2.000 profissionais trabalhando na linha de frente para salvar vidas, busca alternativas preventivas e segue todas as demais recomendações de especialistas, bem como cumpre à risca os protocolos do Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde no combate à pandemia e na testagem de óbitos”, disse o prefeito Volnei Morastoni.
No ano passado a procura pela medicação teve queda contínua, mas de fevereiro para cá, quando aumentaram os casos de internação nos hospitais com a nova variante do coronavírus e houve um colapso na rede de saúde do Estado, com mais de 300 pessoas na fila de espera por uma UTI em Santa Catarina, as pessoas começaram a procurar novamente pelo medicamento em Itajaí, que continua com distribuição gratuita no Centroeventos.
 
 
Medidas de prevenção 
devem ser mantidas
 
A Secretaria de Saúde de Itajaí ressalta que o tratamento profilático é mais uma estratégia de enfrentamento à COVID-19, mas não uma cura ou medicamento com capacidade de imunização. A ivermectina, conforme observado clinicamente e em estudos em laboratório, pode prevenir e atenuar a infecção causada pelo coronavírus. Por isso, todas as demais medidas de prevenção devem ser adotadas por todos os moradores:
 
 Higienizar as mãos com frequência;
 Adotar como prática a etiqueta da tosse;
 Evitar viajar e realizar comemorações com a presença de pessoas que não residem em sua casa;
 Ficar em casa a maior parte do tempo;
 Ingerir bastante água e se alimentar de forma saudável;
 Manter distância de 1,5 metros de outras pessoas;
 Não participar ou frequentar locais em que possa haver aglomeração de pessoas;
 Priorizar serviços de delivery;
 Quando possível adiar consultas, exames médicos, cirurgias e outros procedimentos que possam provocar dano à saúde e a ida a locais onde há pessoas potencialmente doentes;
 Utilizar máscara em espaços públicos e espaços privados compartilhados;
 Não frequentar locais que não sigam as recomendação e adequações necessárias para minimizar a transmissão do coronavírus. 
 
Veja as etapas de distribuição em Itajaí:
 1º Dose: 148.500 pessoas retiraram a medicação
 2º Dose: 102.923 pessoas retiraram a medicação
 3º Dose: 6.660 pessoas retiraram a medicação
 4º Dose: 1.155 pessoas retiraram a medicação
 5° Dose ou mais: 782 pessoas retiraram a medicação
Total de comprimidos distribuídos: 2.547.190 comprimidos
 De 22/02 a 07/03:
4.396 retiradas de ivermectina (entre 1ª e 5ª doses)
 De 08/3 a 22/3:
7.476 retiradas de ivermectina (entre 1ª e 5ª doses)
Aumento de 70% na procura
 

JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS