terça, 21 de setembro de 2021
Cultura
24/03/2021 | 15:45

Espetáculo sobre autor do livro “O pequeno príncipe” ganha livro e audiovisual

No ano em que comemora onze anos em cartaz, o espetáculo “Um Príncipe Chamado Exupéry”, da Cia Mútua de Itajaí (SC), vai ganhar livro e audiovisual. A peça de bonecos já esteve em 17 estados, já realizou em torno de 230 apresentações e conta a história de Antoine de Saint-Exupéry (1900-1944), autor do livro “O Pequeno Príncipe”, literatura clássica escrita em 1943. O audiovisual da peça será apresentado ao público nos dias 26, 27, 28 e 29 de março, às 19h, pelo Canal de Youtube da companhia e o livro será lançado dia 30, às 19h, pelo Canal de Youtube da Editora Traços & Capturas.
 
 
LIVRO
Com texto de Mônica Longo e ilustrações de Juliana Góes, o livro é destinado para o público infanto-juvenil e está desafiando a equipe. “Foi um grande desafio escrever o texto a partir do espetáculo, pois a peça é totalmente visual, sem falas. Há muito silêncio entre os bonecos em cena. Portanto, transpor a peça para o livro foi bem complexo, mas o resultado está ficando incrível”, observa a autora Mônica Longo.
 
O livro vai contar as aventuras de Antoine de Saint-Exupéry, no período em que ele trabalhou para o correio aéreo francês, entregando cartas pela África, Europa e América do Sul, tendo como uma de suas escalas a praia do Campeche, em Florianópolis-SC. O lançamento será pela Editora Traços & Capturas, de Itajaí e estará disponível no formato impresso e digital, bem como, será comercializado a preço popular. 
 
AUDIOVISUAL
A ideia de transpor um espetáculo teatral para a linguagem audiovisual propicia a ampliação das possibilidades expressivas de uma obra artística e um novo olhar para essa mesma obra. “O público vai se surpreender  com esta produção que nos permitiu mostrar o espetáculo de outro ângulo, com aproximações dos bonecos, do cenário e demais elementos da peça”, salienta a produtora do companhia Laura Correa. 
 
Esta produção está sendo realizada junto a Âmbar Audiovisual e conta com a inclusão de audiodescrição como medida de acessibilidade. Serão realizadas quatro exibições do espetáculo, seguidas de roda de conversa entre os artistas, a equipe de filmagem, o diretor da peça e o público, com chat ao vivo, disponibilizado  no canal de youtube da Cia Mútua.
 
SOBRE O ESPETÁCULO
Com estreia no ano de 2010, a peça “Um Princípe Chamado Exupéry” é inspirada na vida e obra do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry, entre 1926 e 1944, quando antes de ter-se tornado conhecido mundialmente por seu romance “O Pequeno Príncipe”, Saint-Exupéry trabalhou para a Companhia de Correio Aéreo Aéropostale. A pesquisa para a montagem abrangeu o estudo da vida e da obra de Saint-Exupéry, por meio da leitura de seus livros e de sua biografia completa; da pesquisa de campo realizada no Brasil e na França e da entrevista de pessoas ligadas direta ou indiretamente ao personagem.
 
O livro e o audiovisual irão perpetuar a memória de um dos espetáculos mais importantes e exitosos da Cia Mútua, além disso, o projeto tornou-se uma saída para seguir produzindo teatro e permanecer em contato com os espectadores neste momento de calamidade pública e de isolamento social. 
 
As ações do projeto estão sendo viabilizadas com recursos da Lei de Emergência Cultura Aldir Blanc, por meio do Edital de Credenciamento de Prêmios e Projetos Artísticos Culturais da Fundação Cultural e Município de Itajaí. 
 
SERVIÇO:
Lançamento do Audiovisual do espetáculo “Um Príncipe Chamado Exupéry”
Dias: 26, 27, 28 e 29 de março, às 19h
Canal de Youtube da Companhia Mútua
Link: https://www.youtube.com/ciamutua 
 
Lançamento do livro “Um Príncipe Chamado Exupéry”
Autora Mônica Longo e ilustradora Juliana Góes
Dia 30 de março, às 19h
Editora: Traços & Capturas
Lançamento pelo Canal de Youtube da Editora Traços & Capturas
Link: https://www.youtube.com/traços&capturas

JORNAL IMPRESSO
17/09/2021
10/09/2021
03/09/2021
27/08/2021

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS