quinta, 18 de abril de 2024
Pandemia
18/03/2021 | 17:54

Luta contra pandemia e pela saúde dos itajaienses completa um ano

Ruas vazias, praças sem crianças, praias desertas. Medo e silêncio. Este era o cenário de Itajaí em 18 de março de 2020, o dia seguinte ao anúncio de lockdown decretado pelo Governo do Estado de Santa Catarina. Antes mesmo do primeiro caso confirmado de coronavírus (Covid-19), em 20 de março, o Município de Itajaí havia iniciado sua luta para salvar vidas e combater a doença.

No primeiro dia de quarentena, as forças de segurança municipais iniciaram as fiscalizações para garantir o cumprimento do decreto. O transporte coletivo e os atendimentos ao público na prefeitura foram suspensos. No dia 19 de março, uma força-tarefa realocou profissionais da saúde e um decreto suspendeu férias e licenças para garantir o atendimento; carros de som circulavam pela cidade para orientar a população e o Alô Saúde era criado para esclarecer dúvidas e sobre os procedimentos de isolamento e diagnóstico da doença.

Com a confirmação do primeiro caso de coronavírus em Itajaí, na manhã de 20 de março, barreiras sanitárias foram implantadas na cidade. Ainda na primeira semana o Município montou um Centro de Triagem para receber casos suspeitos no Centro Integrado de Saúde (CIS), contratou mais médicos e profissionais de saúde e iniciou a desinfecção de áreas públicas. Estas foram as primeiras de uma série de ações adotadas por Itajaí na luta contra pandemia e em favor da saúde dos itajaienses.

Mais de R$ 80 milhões da Saúde de Itajaí para Covid-19

Só em 2020, foram aportados R$ 78 milhões exclusivos para as ações de prevenção, tratamento e reabilitação das vítimas da Covid-19. Um percentual acima de 17% de todo o orçamento da Secretaria Municipal de Saúde de 2020 foi destinado com exclusividade ao controle da pandemia.

Entre as ações estão: treinamento de servidores; distribuição de máscaras para a população; desinfecção de unidades de saúde, prédios públicos e ruas; barreiras e fiscalização das medidas sanitárias em estabelecimentos comerciais; oferta de medicamento homeopático à base de cânfora; tratamento profilático com ivermectina; criação da Central de Monitoramento de pacientes e da Central de Luto; abertura do Centro de Reabilitação Pós-Covid para tratar as sequelas da doença e de ambulatório exclusivo para profissionais da Educaçãocom suspeita de Covid-19.

Entre os destaques está ainda a contratação emergencial de mais de 600 novos profissionais médicos, técnicos e enfermeiros exclusivos para atuar na linha de frente do enfrentamento à Covid-19. O Município também investiu na compra de equipamentos de proteção individual (EPIs) e insumos para atendimento de pacientes com coronavírus em suas unidades de saúde, como máscaras, respiradores, estrutura física, medicamentos, entre outros. Outra medida importante e de grande eficácia no combate à pandemia foi ampliação da testagem para coronavírus.

Além dos recursos utilizados na rede municipal, Itajaí amparou e repassou verbas e equipamentos para os hospitais da cidade. Os investimentos vão desde a implantação da Unidade de Atendimento Infantil, para crianças com outras patologias, junto ao Hospital Pequeno Anjo até a ampliação de leitos de UTI COVID em 600% no Hospital Marieta Konder Bornhausen e em 500% no Pequeno Anjo. Hoje, Itajaí conta com 70 leitos adultos de UTI no Hospital Marieta Konder Bornhausen e seis infantis no Hospital Pequeno Anjo.

A luta contra o coronavírus não para

Desde segunda-feira (15), a Unidade de Pronto Atendimento do CIS conta com mais 20 leitos de observação de longa permanência e três de semi-UTI. Com isso, a unidade está com 50 leitos de observação adultos, quatro leitos de observação pediátricos, oito leitos de estabilização adultos (semi-UTI) e um leito de estabilização pediátrico.

Além da UPA, outras seis unidades de saúde em Itajaí estão com horário entendido para atendimento especializado para a Covid-19. Fazenda, Imaruí, Rio Bonito, Itaipava, Jardim Esperança e Santa Regina são as comunidades contempladas. Confira os horários de atendimento nas unidades clicando aqui.

Está em construção o Centro Municipal de Apoio à Covid-19, anexo do Centreventos, para atender apenas moradores de Itajaí. Ao todo, serão implantados 37 leitos de observação de longa permanência (enfermaria) e 10 leitos de estabilização (semi-UTI). O Complexo Madre Teresa, no Hospital Marieta, segue em obras e deverá ativar, em até 90 dias, cerca de 40 leitos de UTI e 40 de enfermaria.

“Completamos um ano de trabalho diário e ininterrupto para conter o vírus, atender as vítimas da doença e oferecer serviço médico especializados aos cidadãos de Itajaí. Todas as nossas ações e decisões tiveram um único objetivo: a superação desta pandemia”, avalia o prefeito Volnei Morastoni. “E a pandemia não acabou! Estamos com as UTIs dos hospitais lotadas, mesmo com as ampliações de nossos serviços não haverá estrutura suficiente para atendermos a todos sem o respeito aos decretos. Continuamos lutando, buscando alternativas e contando com o auxílio da população. O distanciamento social, o uso de máscaras e a higienização com álcool em gel continuam como as principais medidas de prevenção”, reforça.

Vacinação

Itajaí mantém a vacinação contra Covid-19 constante. Até a manhã desta quinta-feira (18), mais de sete mil pessoas já receberam a vacina na cidade. Destes, 2.062 estão imunizadas com a segunda dose da vacina. O Município de Itajaí assinou o protocolo de intenção da compra de 400 mil vacinas das fabricantes Pfizer Brasil, Oxford e TMT Globalpharm LTD, além de integrar consórcio público da Frente Nacional de Prefeitos e fazer parte do grupo de prefeituras da Federação Catarinense de Municípios (Fecam) que desejam adquirir vacinas conjuntamente.

“Queremos garantir a vacina para todos, enquanto não há disponibilidade de compra, estamos vacinando os grupos prioritários conforme determinação do Ministério da Saúde e repasses do governo estadual”, finaliza o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni. 


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS