sábado, 20 de abril de 2024
Cultura
18/03/2021 | 09:45

Websérie explora vivências de artistas itajaienses durante a pandemia

A arte tem sido responsável por retratar os tempos ao longo da história. A série documental em vídeo ‘Arte por quê? Arte pra quê?’, em sua segunda edição, direciona o olhar para o trabalho de profissionais da arte e da cultura em Itajaí durante a pandemia do novo coronavírus. A live de lançamento da websérie será dia 23 de março (terça-feira), às 17h, no canal do YouTube do projeto.

A websérie, que foi viabilizada com recursos da Lei Emergencial Aldir Blanc através da Fundação Cultural de Itajaí, conta com três episódios sobre três diferentes áreas: a música, as artes visuais e o teatro. Respectivamente, serão acompanhados: Chico Preto, Sarah Uriarte e Kim Coimbra, e a Téspis Cia. de Teatro, formada por Denise da Luz e Max Reinert.

Esta nova edição de ‘Arte por quê? Arte para quê?’ tem como fio condutor o compartilhamento de experiências de cada artista nela retratado, narrando os desafios e também os instantes felizes encontrados por cada um deles no cenário pandêmico. Mais do que investigar profissionalmente como o novo quadro de saúde pública afetou a vida dos artistas, a série traz uma dimensão pessoal com falas de familiares e amigos. Desse modo, a temporada vincula experiências em comum com quaisquer pessoas que possam entrar em contato com a produção, sejam elas artistas ou não.

Juny Hugen, uma das idealizadoras do projeto, que teve a sua primeira versão em 2019 como seu trabalho de conclusão do curso de Jornalismo, ressalta que há muitas pautas que ficam abertas para discussão como desdobramentos dessa conjuntura. “Acredito que o ‘Arte por quê? Arte pra quê?’ venha para correlacionar essa cadeia que começa no criador e termina no público”, pontua Juny. “Além disso, mostra para as pessoas que na cidade onde elas vivem existem artistas maravilhosos produzindo muitas coisas, mesmo em tempos difíceis”, finaliza.

A live de lançamento contará com os artistas convidados e a equipe de produção, composta pela Prosa Cultural e a Azul Filmes. Após o bate-papo, serão exibidos os três episódios da websérie, que ficarão disponíveis no canal do projeto.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS