sexta, 29 de março de 2024
Saúde
16/03/2021 | 14:06

BC: Técnicos de enfermagem da UTI Covid-19 passam por capacitação odontológica

Balneário Camboriú oferece acompanhamento odontológico para pacientes internados no Centro Municipal de Tratamento de Covid-19. O serviço é inédito na região e é feito por odontólogos do Centro Municipal de Especialidades Odontológicas (CEO).

Devido ao aumento de casos de Coronavírus, técnicos de enfermagem da UTI Covid-19 passaram por aperfeiçoamento das habilidades técnicas para auxiliar nos cuidados bucais neste final de semana. A capacitação foi conduzida pelo odontólogo Dr. Everton Kolling, responsável pelos acompanhamentos durante a semana. Aos sábados, quem realiza os atendimentos é o Dr. Jerry Jean Kirschner.

A diretora do departamento de saúde bucal do Centro de Odontologia do município, Priscila Teixeira, diz que "os atendimentos aumentaram significativamente com a pandemia, por isso, a capacitação dos técnicos de enfermagem fortalece o auxílio com os cuidados bucais".

Iniciado em 2019 para cuidar dos pacientes internados em UTI, o programa começou a atender em agosto do ano passado pacientes do Centro Municipal de Tratamento de Covid-19. Em um ano, já foram realizadas mais de 370 consultas.

O programa de acompanhamento conta com odontólogos que higienizam a cavidade bucal dos pacientes entubados semanalmente, além de orientar e auxiliar os internados, com objetivo de amenizar a evolução da doença. Estes cuidados são fundamentais durante a hospitalização, pois ajudam a prevenir a pneumonia aspirativa provocada por ventilação mecânica. Outros serviços realizados são extrações, curativos e restaurações, quando necessários, diminuindo focos infecciosos.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS