quinta, 18 de abril de 2024
Geral
12/03/2021 | 16:25

Projeto de estudante de Itajaí é finalista na maior mostra de Ciências e Engenharia do País

Estudos mostram que a água tratada que consumimos já contém microplásticos - partículas com menos de 5 milímetros que podem carregar metais pesados, nocivos ao ser humano e animais. Ao consumir água com esses microplásticos, uma pessoa chega a ingerir cerca de 120 mil partículas por ano. O estudante Gabriel Fernandes Mello Ferreira, do Colégio São José, de Itajaí (SC), criou um sistema de filtragem que se mostrou 100% eficiente para retê-los. Tão eficiente que poderá ser adotado por uma estação de tratamento de água, responsável por 70% do abastecimento de Itajaí e Navegantes.

O projeto é um dos finalistas da 19ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE 2021), que acontece entre 15 de 26 de março pela Plataforma FEBRACE Virtual. No total, estarão em exposição 345 projetos, desenvolvidos por 716 estudantes de 295 escolas do ensino fundamental, médio e técnico de todo o País, com a participação de 482 professores, que atuaram como orientadores dos projetos. Os projetos serão julgados e premiados pela criatividade e rigor científico. A cerimônia de premiação será no dia 27/3 com transmissão pelo Youtube.

"O sistema que desenvolvi - cujo custo é de apenas R$ 450,00 - pode ser inserido no processo de tratamento sem necessidades de obras ou fonte de energia", conta o estudante, que tem apenas 16 anos. Ele explica que os microplásticos são gerados por um processo similar ao do intemperismo, quando rochas e seus minerais sofrem alterações físicas e químicas causadas por fatores como clima e relevo. Aplicado ao plástico, ocorreria o seguinte: o lixo descartado indevidamente vai se quebrando em pequenos pedaços até virar minúsculas partículas. Essas partículas acabam se deslocando para a água de rios, represas, de onde a água é captada para tratamento.

Segundo Gabriel, o processo de tratamento convencional possui várias etapas, tais como decantação, filtragem, desinfecção e fluoretação, que retiram as impurezas da água, porém, não ao ponto de reter os microplásticos.


 

Sobre a FEBRACE:
Promovida anualmente pela Escola Poliécnica da USP e realizada pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico- LSI-TEC, a FEBRACE é a maior feira brasileira pré-universitária de Ciências e Engenharia em abrangência e visibilidade. Seu objetivo é estimular a cultura científica, a inovação e o empreendedorismo na educação básica e técnica, despertando novas vocações nessas áreas e induzindo práticas pedagógicas inovadoras nas escolas. Esta edição tem o patrocínio da Samsung, Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, Petrobras, e apoio institucional do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
 


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS