terça, 16 de abril de 2024
Saúde
12/03/2021 | 11:07

Itajaí realiza levantamento do índice de infestação por Aedes aegypti

Agentes de combate a endemias do Município de Itajaí estão realizando durante os próximos dias o Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) de Itajaí. A ação iniciou na segunda-feira (8) e vai passar por todos os bairros da cidade. Este é o primeiro levantamento de 2021.

“O levantamento irá proporcionar informações qualificadas para futuras atuações que teremos em relação ao combate da dengue, bem como nos permite avaliar o resultado das ações realizadas até o momento”, afirma o coordenador do Programa de Controle da Dengue, Lúcio Vieira.

Os profissionais visitarão todos os bairros do município para identificar quais os locais com maior concentração de focos do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. Ao todo participam da ação 30 agentes de endemias capacitados, com apoio de 02 veículos e sete motos. Vieira ressalta que é de suma importância que a população colabore com a ação, liberando a entrada do agente em casa para realização do LIRAa.

Além de verificar os locais com maior número de criadouros para reprodução do Aedes aegypti, o levantamento rápido possibilita a identificação dos recipientes com água parada que são mais utilizados pelo mosquito para depositar ovos. O LIRAa é fundamental também para orientar as ações de controle do vetor na cidade, possibilitando o direcionamento das atividades para áreas mais críticas.

“Somente nos dias 08 e 09 de março já foram localizados 81 focos positivos do mosquito Aedes aegypti, sendo que 79 deles estavam em residências. Isso demonstra que a população não está adotando as medidas de prevenção adequadas. Não podemos nos esquecer da dengue, é uma doença perigosa que atinge várias pessoas. A comunidade precisa entender que o vírus está circulando no município e fazer sua parte nesse combate”, acrescenta o coordenador do Programa de Controle da Dengue.

Em 2021, Itajaí já registrou nove casos de dengue, sendo sete autóctones (com transmissão dentro município). 


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS