sexta, 29 de março de 2024
Geral
12/03/2021 | 11:02

Secretaria de Educação de Navegantes esclarece situação sobre a validade dos pães congelados

Nesta semana, circulou pelas redes sociais mensagens afirmando que a Secretaria de Educação estaria oferecendo aos estudantes da rede municipal de ensino pães vencidos. 

Dando continuade ao processo de transparência da gestão pública da Prefeitura de Navegantes, a Secretaria de Educação, por meio de seu Departamento de Nutrição, vem a público esclarecer a situação acerca da validade desses produtos.

O Departamento de Nutrição trabalha com previsão de compras com antecedência de pelo menos uma semana. Todos os pedidos que são recebidos nas unidades escolares como gêneros hortifrutigranjeiros, carnes, leite, pães entre outros, são programados junto aos fornecedores dos certames dos itens que compõe a alimentação escolar. Os mesmos precisam de tempo hábil para preparar os produtos que serão entregues em cada unidade, já que os cardápios são variados e a cada semana os pedidos contém um quantitativo diferente. 

Quando houve o cancelamento do início das aulas presenciais (previsto para o dia 10 de fevereiro), conforme publicado no site e redes da Prefeitura no dia 8 de fevereiro, os pães já haviam sido comprados, uma vez que o Departamento de Nutrição trabalha com planejamento definido na aquisição e entrega de produtos alimentícios. 

No intuito de evitar os desperdícios dos alimentos e recursos públicos, foi orientado pelo Departamento de Nutrição que se congelasse os pães, baseados em normativas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Antes do recebimento dos pães, todas as unidades escolares foram orientadas a congelarem os pães, uma vez que não teria como suspender o pedido em virtude do cancelamento das aulas presenciais.

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a etiqueta de validade de produtos congelados segue a seguinte regra, com temperatura e tempo de armazenamento.

0ºC a -5ºC: 10 dias
-5ºC a 10ºC: 20 dias 
-10ºa 18ºC: 30 dias 
-18ºC: 90 dias

Os pães em questão ficaram armazenados em congeladores com temperatura de -18ºC. Portanto, possuem validade de 90 dias e estão próprios para o consumo.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS