terça, 16 de abril de 2024
Saúde
28/02/2021 | 11:35

Governador Moisés, onde estão os 80 leitos prometidos para o Complexo Madre Teresa, em Itajaí?

Desde o início da pandemia do coronavírus, no ano passado, o povo de Santa Catarina ouviu uma série de promessas do Governo do Estado, que na sua imensa maioria não foram cumpridas. Primeiro foi o Hospital da Campanha, que todo mundo sabe no que deu: em nada, pois havia indícios de corrupção pelo alto custo aos cofres públicos: 76.944.253,58.

Em seguida vieram a compra dos respiradores em tempo recorde. Tinha porque tinha que comprar sem licitação e sem critério algum 200 respiradores ao custo de R$ 33 milhões, que nunca chegaram e até hoje fazem parte de um inquérito policial que não apontou quem foi a pessoa que deu a ordem de compra e nem onde está o dinheiro.

Isso tudo aconteceu em março, quando começou a pandemia e existia aquela loucura na saúde em todo o Brasil, onde ninguém tinha certeza de nada, como aliás, até hoje. Autoridades da saúde em "lives" mandavam o povo ficar em casa e só procurar os hospitais em caso de falta de ar... quanta gente morreu por causa dessa informação errada, pois quando chegava no hospital com falta de ar, o pulmão já estava comprometido e a morte iminente. Hoje passam de 250 mil pessoas mortas e os números só aumentam, ainda por falta de estrutura hospitalar, mesmo um ano depois de registrado o primeiro caso. O Governo Federal liberou dinheiro para governos estaduais e prefeituras, mas na sua grande maioria, desviados pelos gestores públicos em proveito próprio.

Bem voltemos à pergunta inicial: Governador Moisés, onde estão os 80 leitos prometidos para o Complexo Madre Teresa, em Itajaí?

Depois de abandonada por pressão popular da ideia do Hospital de Campanha, veio a promessa do Governador Moisés de equipar dois andares do Complexo Madre Tereza, com 40 leitos de UTI e 40 de enfermaria. No dia 22 de maio a prefeitura de Itajaí enviou ofício ao Governador do Estado cobrando, além do aumento de leitos de UTI no hospital Marieta, também a promessa feita dias antes de equipar dois andares do Complexo Madre Tereza, que está em construção desde 2012, ou seja, 9 longos anos, de 40 leitos de UTI e 40 de enfermagem.

Hoje o Hospital Marieta tem 70 leitos de UTI Covid e 27 de enfermagem. Com os 40 prometidos desde maio do ano passado pelo Governo do Estado, estaríamos hoje com 110 leitos de UTI para Covid e mais 40 de enfermagem, para atender uma população de mais de 700 mil habitantes, moradores da região da AMFRI.

A grande verdade é que depois dos vários picos da pandemia que aconteceram entre março a dezembro do ano passado, e agora no início do ano de 2021, o governo estadual não fez a parte dele, não só em relação aos leitos de UTI Covid, mas também de políticas públicas de saúde, conscientização e principalmente fiscalização dos regramentos em diversos setores da sociedade catarinense.

Fecharam os olhos para a temporada de verão. Fecharam os olhos para as festas de final de ano. O resultado do colapso de hoje é a inércia do governo e também a falta de consciência das pessoas, que não pensam num bem coletivo, olham apenas para o próprio nariz.


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS