quinta, 28 de março de 2024
Esportes
23/02/2021 | 11:01

Brasileiro de Enduro inicia temporada 2021 em Itapema

As motocicletas do Campeonato Brasileiro de Enduro aquecem os motores para a temporada 2021. A promessa é de grandes disputas nas duas primeiras etapas do ano, marcadas para este fim de semana (27 e 28/2) na região de Itapema, em Santa Catarina. A prova de abertura reúne pilotos de 17 categorias, incluindo classes direcionadas às mulheres e às crianças, e ainda soma pontos para o Campeonato Catarinense da modalidade. 

A exemplo dos cuidados adotados em 2020, os quais possibilitaram a plena realização do campeonato em época de pandemia, os protocolos de prevenção ao coronavírus serão rigorosamente seguidos em todas as disputas do Brasileiro de Enduro. O calendário inclui sete provas, totalizando 14 etapas para definir os campeões de 2021. Além de Itapema, estão previstas disputas em Nova Bréscia (RS), Penha (SC), Patrocínio (MG), Aracruz (ES), uma cidade de Goiás e Mairiporã (SP). 

“As expectativas são enormes para a abertura da temporada 2021”, afirma Maurício Brandão, promotor do Brasileiro de Enduro. “O esporte cresce a cada ano e é muito gratificante manter a nossa evolução mesmo em tempos difíceis, marcados pela pandemia de coronavírus. Vamos seguir com rigor os protocolos sanitários e aproveitar o fato do Enduro ser realizado ao ar livre e em locais abertos, o que colabora para a prevenção do coronavírus”, continua. Além de restringir o acesso ao evento, permitido apenas a pessoas testadas e credenciadas, a organização irá medir a temperatura dos presentes e exigir distanciamento físico e o uso de máscaras de proteção e álcool em gel.

O percurso da prova terá aproximadamente 45 quilômetros, com três trechos cronometrados (especiais). Os pilotos completarão três voltas por dia no circuito. O Cross Teste Honda traz 3,5 km em trilhas abertas e locais de pasto e com cascalho, bem ao estilo das provas de cross country. O Enduro Teste TM/DYVA, com 3 km, apresenta pasto e terreno arenoso, incluindo trechos de reflorestamento de pinus. Largando de um gramado, o Enduro Teste KTM tem bela vista para o mar e é uma especial mais aberta, com muitas subidas. 

Disputas nas trilhas - Estrelas do Brasileiro de Enduro, os pilotos estão em contagem regressiva para o início da temporada 2021. A Honda, patrocinadora do campeonato, traz novamente a sua equipe oficial, a Honda Racing - que no ano passado foi campeã 

em todas as classes que disputou. Bruno Crivilin (classe E1), Gabriel Soares (E2) e Bárbara Neves (EFeminina) defendem os títulos de suas categorias, enquanto Vinícius Calafati, atual campeão da E3, encara novo desafio na E1. 

O time oficial da TM tem como destaques Victor Borges (E3) e Fernando Pereira, o Juruna, que estreia na E1, enquanto a novidade da equipe de fábrica da MXF é Patrik Capila, de volta à classe EJ (Júnior). Os experientes Rômulo Bottrel (classe E2) e Loandro Anton (E1) defendem o time Pro Tork. 

O time MCorse terá o atual campeão da EAmador, Fabrício Theiss, pela primeira vez na E2. Ele será companheiro de equipe de Felipe Legarrea, confirmado na E4 (com exceção da prova de Itapema, onde o piloto atuará na organização). Maior equipe amadora do enduro nacional, a mineira Q4 confirmou a presença de oito pilotos na competição. 

O Campeonato Brasileiro de Enduro 2021 é patrocinado por Honda, copatrocinado por TM Racing, DYVA e KTM e tem o apoio de Motorex, Edgers, Tech Ride, Airoh Helmet, MR Pro Braces, Borilli Racing, Race Tech, Parts 57, Sig Visual, BMP, BMS Racing, Soul MX Trilha, America Sports, Motofire, Dica, MCorse, Bamba Racing, Freeride Spirit, Jeri Adventure Ride, AdvenTour Brasil e Brasil Moto Tour. A prova de abertura conta com o apoio de Prefeitura de Itapema, Pro Tork, FC Moto e Cervejaria Mühl Bier.  
 

Programação*  


26/2 (Sexta-feira)
Das 13h às 18h - Funcionamento da secretaria de prova e produção de fotos oficiais dos pilotos

27/2 (Sábado)
7h30 - Briefing categorias Kids (Infantil, Cadete, Juvenil e Feminina Kids) 
8h - Largada das categorias Kids
Das 8h às 9h50 - Condução das motos vistoriadas ao Parque Fechado
9h30 - Briefing categorias para adultos
10h - Largada dos dois primeiros pilotos
16h - Pre-finish
16h20 - Condução das motos ao Parque Fechado
20h - Divulgação dos resultados oficiais do dia


28/2 (Domingo)
7h30 - Briefing categorias Kids (Infantil, Cadete, Juvenil e Feminina Kids) 
8h - Largada das categorias Kids
9h - Largada dos dois primeiros pilotos
15h - Condução das motos ao Parque Fechado
17h - Divulgação dos resultados oficiais do dia


* Os horários podem sofrer alterações.


Calendário - Brasileiro de Enduro 2021
1ª prova - 27 e 28/2 - Itapema (SC)
2ª prova - 10 e 11/4 - Nova Bréscia (RS)
3ª prova - 15 e 16/5 - Penha (SC)
4ª prova - 12 e 13/6 - Patrocínio (MG)
5ª prova - 11 e 12/7 - Aracruz (ES)
6ª prova - 7 e 8/8 - Em definição
7ª prova - 26 e 27/9 - Mairiporã (SP)


JORNAL IMPRESSO
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024
01/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS