sexta, 29 de março de 2024
Esportes
22/02/2021 | 11:08

Penha lança novo programa "Virando o jogo" e amplia público de oficinas esportivas

As oficinas esportivas para a comunidade de Penha estão de cara nova e com muito mais abrangência social. A partir desta segunda-feira, dia 22 de fevereiro, o Governo Municipal amplia as oportunidades de formação com o Programa Municipal “Virando o Jogo”, que abre suas inscrições no Ginásio de Esportes Sebastião João de Souza, no centro.

 

A partir de agora, além de nove modalidades para as crianças, serão outras duas para adultos e duas para idosos. “Nossa ideia era ampliar as opções oferecidas com o suporte da Fundação Municipal de Esportes, a FME”, reforça o prefeito Aquiles da Costa. As oficinas com os alunos do extinto "Projeto Contraturno" vão seguir, agora dentro do "Virando o Jogo"; porém, novas faixas etárias compõem o novo programa.

 

Para as crianças, Penha abre inscrições nesta segunda-feira, dia 22, nas modalidades de tênis de mesa, futsal, basquete, judô, surfe, stand up paddle, caratê, tênis e “funcional kids” (aula de jogos, gincanas, brincadeiras e circuitos especialmente desenvolvidos para trabalhar habilidades motoras dos pequenos).

 

Já adultos terão aulas de stand up paddle e esporte adaptado para pessoas com deficiência, e a melhor idade será contemplada com academia ao ar livre orientada, bocha e dominó. O gerente da FME, Carlos Cesar de Souza, estima que neste início, o “Virando o Jogo” atingirá 500 pessoas, com dois professores à disposição por modalidade.

 

As crianças seguirão em horário alternativo ao escolar, e enquanto um professor ministra a aula em quadra, o outro fica especificamente cuidando das medidas sanitárias: medindo temperatura, controlando o uso de máscara quando necessário, mantendo a higienização dos alunos, independentemente de idade. “Queremos chegar a 1.500 pessoas no pós-pandemia”, comenta o gerente.

 

Nas modalidades coletivas, estarão em quadra 15 pessoas por horário; já nas individuais, 10 pessoas, com o distanciamento. As aulas do “Virando o Jogo” acontecerão nos ginásios Sebastião João de Souza, no centro, Aníbal Lara Cardoso, da Cohab e ainda no Ginásio do Sesc, no Nossa Senhora de Fátima e na quadra poliesportiva Zé Lídio da Costa, ginásio vinculado à Escola Básica Municipal Rubens João de Souza, também no centro. As aulas ao ar livre serão na Praia Grande, Praia do Trapiche e Academia da Saúde da Praia do Quilombo. Os horários estão em fase de definição.

 

Carlos reforça que as crianças precisam de matrícula e frequência regular em suas respectivas escolas, e os idosos serão treinados para participar das modalidades de bocha e dominó nos Jogos Abertos da Terceira Idade, os JASTI. “O Virando o Jogo é uma excelente oportunidade de aprendizado e integração. Será um novo momento”, observa o prefeito Aquiles. O ginásio Sebastião João de Souza, onde acontecem as inscrições, fica na Rua Avelino João Reis, nº 280, no centro. 

 

Programa Virando o Jogo

 

Crianças:

 

Tênis de Mesa

Futsal

Basquete

Judô

Surfe

Stand up paddle

Caratê

Tênis

Funcional Kids

 

Idade Livre

 

Esporte adaptado para pessoas com deficiência

Stand up paddle

 

Idosos

 

Academia ao ar livre orientada

Bocha e Dominó


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS