sexta, 29 de março de 2024
Cultura
19/02/2021 | 09:26

BC: Projeto Missão Fotográfica oferece oficina e palestra gratuitas

O projeto Missão Fotográfica, do Núcleo de Estudos em Fotografia e Arte (NEFA), abriu inscrição para duas atividades gratuitas. A primeira delas é uma oficina de Fotografia e Documentação Poética para professores, em 3 de abril, das 9h às 12h. A segunda é a palestra Missão Fotográfica, em 4 de maio, às 18h. Ambas serão on-line, por meio da plataforma Zoom.
As inscrições para a oficina devem ser feitas no link https://forms.gle/L3mWyreKYpyCKMVaA  e para palestra, no link https://forms.gle/rM17x3CfJXed6KFn9 . As duas atividades são contrapartidas do projeto, patrocinado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura (LIC).

Sobre a Missão Fotográfica

Desde agosto de 2020, dez fotógrafos participam da Missão Fotográfica do NEFA em Balneário Camboriú, a qual tem como tema Cartografias da Cidade. Cada um dos participantes desenvolve um projeto em que procura colocar o olhar em determinado aspecto do município. A missão resultará em um livro em formato PDF a ser disponibilizado on-line e uma projeção multimídia.
“No contexto de uma missão fotográfica, o fotógrafo passa a ser os olhos do público ao transitar em territórios desconhecidos e trazer, por meio da imagem fotográfica, uma leitura própria da realidade”, comenta o fotógrafo Flávio Fernandes, coordenador da Missão Fotográfica.

Os dez fotógrafos convidados para desenvolver projetos na missão são acompanhados permanentemente por uma equipe de especialistas na arte fotográfica por meio de sessões on-line. Participam da equipe, além de Flávio, o fotógrafo paulistano Marcelo Greco como consultor, a orientadora Lucila Horn e o também fotógrafo Marcelo Fernandes como orientador. “Ao combinar o trabalho em equipe com as individualidades de cada fotógrafo, as pesquisas são orientadas a partir do caráter autoral dos participantes, para então fazer uma coleção de ensaios fotográficos, uma documentação poética sobre nossa identidade, promovendo Balneário Camboriú em encontros de fotografia no Brasil e América Latina”, explica Flávio.
Os trabalhos prosseguirão até o fim do primeiro semestre de 2021, quando serão selecionadas as imagens que vão estar no livro e na projeção.

Os fotógrafos da Missão

Participam da missão desenvolvendo seus projetos os fotógrafos Carla Bordin, Celso Peixoto, Cicero Viégas, Lucas Correia, Diorgenes Pandini, Felipe Galarza, Paloma Gomide, Thainara Girardi, Rivo Biehl e Soninha Vill.

O que é uma Missão Fotográfica

As missões fotográficas nasceram da necessidade de documentação e são ligadas ao colonialismo e imperialismo europeus. O conceito de missão está vinculado a uma proposta permanente ou ocasional, que confia ao fotógrafo ou grupo uma documentação determinada sobre um território. Como ponto relevante desse processo, está a formação de arquivo para a memória, com a criação de documentação que pode ser tanto do campo do registro como da poética.

Contrapartidas do projeto

 

Oficina de Fotografia e Documentação Poética para professores (artes, geografia, história, pedagogia) será dia 3 de abril, das 9h às 12h, para 40 participantes. A oficina para educadores será oferecida em parceria com o Laboratório Interdisciplinar de Formação de Professores - LIVE/CEART/UDESC e Associação de Arte Educadores de Santa Catarina (AAESC), por meio da plataforma Zoom. Inscrições no link https://forms.gle/L3mWyreKYpyCKMVaA .
A palestra Missão Fotográfica é aberta ao público, por meio da plataforma Zoom, no dia 4 de maio, às 18h. Inscrições no link https://forms.gle/rM17x3CfJXed6KFn9 .


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS