sexta, 29 de março de 2024
Geral
15/02/2021 | 18:33

Vacina: MPSC pede que municípios ampliem estrutura e horário de atendimento

O Ministério Público de SC (MPSC) enviou uma recomendação nesta segunda-feira (15) à Federação Catarinense de Municípios (Fecam) pedindo adequação das prefeituras às regras de vacinação contra Covid-19, com a finalidade de acelerar e otimizar o processo de imunização. Entre outras sugestões, o MPSC pede que os municípios abram mais salas de vacinação e ampliem o horário de atendimento, como nos finais de semana por exemplo. A recomendação é uma resposta à baixa taxa de imunização em Santa Catarina. 

No texto assinado pelos promotores de justiça Luciano Trierweiller Naschenweng e Douglas Roberto Martins, o Ministério Público orienta para que os prefeitos promovam "de imediato as melhorias necessárias" para "garantir a pronta execução das ações de vacinação, em especial com a abertura de salas de vacinação e estruturação de equipes fixas e móveis".

O documento pede ainda que as prefeituras exijam dos profissionais de saúde uma comprovação de atuação na área e que façam um levantamento rigoroso das próximas pessoas a serem vacinadas. Também solicita que os municípios disponham de equipes e estrutura para vacinação domiciliar no caso de pessoas com dificuldade de locomoção. 

Em Santa Catarina, cerca de 129 mil das 207 mil doses distribuídas foram aplicadas, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES). Isso corresponde a cerca de 57% do total. 

"São compreensíveis as limitações decorrentes da insuficiência de doses disponíveis, o que impossibilita ampliar de forma mais significativa a cobertura vacinal, mas é absolutamente inadmissível que haja demora na aplicação das doses recebidas, que são reconhecidamente poucas", diz o texto do MP.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS