quinta, 18 de abril de 2024
Geral
12/02/2021 | 10:34

Superintendente do Porto de Itajaí visita Prefeitura de Navegantes

Nesta manhã de quinta-feira, 11, o Superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga, fez uma visita de cortesia ao Prefeito do Município de Navegantes, Libardoni Fronza. Na oportunidade, o Diretor Superintendente Administrativo da Portonave, Osmari de Castilho Ribas, também prestigiou e acompanhou o encontro.

O encontro foi motivado pela Autoridade Portuária juntamente com o TUP Portonave – (Terminal de Uso Privado), afim de estreitar os laços com o município de Navegantes, e com isso, colaborar para as ações estruturantes junto à atividade portuária do complexo.

Em pauta, assuntos de extrema relevância foram abordados. Entre eles, destaque quanto à solicitação de melhorias no Molhe Norte do Rio Itajaí Açu, localizado no Bairro São Pedro. Desde que as obras da primeira etapa da Nova Bacia de Evolução do Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes foram concluídas em setembro de 2019, o canteiro de obras ao longo do molhe comporta ainda em alguns pontos, blocos de pedras que na época foram retirados durante o processo de dragagem, para então concluir as obras.

Assim como o Molhe Sul localizado no lado de Itajaí, o Molhe Norte em Navegantes também à União Federal. Desde 1995, está sob a delegação da administração municipal. Sua área é pública e está inserida no processo dentro do perímetro do Porto Organizado de Itajaí, agregado à Secretaria Nacional de Portos (SNP).

“Estamos acompanhando de perto esta situação com as principais lideranças de Navegantes. Nós, como Autoridade Portuária, sabemos da importância em ter o local totalmente reurbanizado, resgatando seus atrativos turísticos e com isso dando à sociedade um lugar seguro, acessível e com nova infraestrutura que lá se merece, porém, é preciso que tenhamos o apoio de representantes públicos e privados, e assim darmos um encaminhamento para as devidas melhorias”, afirmou o superintendente Fábio.

Também foram debatidos outros assuntos como as inúmeras discussões levadas à público, sobre a viabilidade de ligar as duas cidades através de ponte, elevado ou túnel, projetos hoje estudados e monitorados pela entidade da AMFRI. Destaque ainda quanto a situação pela retirada do casco soçobrado do navio Pallas (embarcação naufragada em 1893 na Foz do Rio Itajaí Açu). Esta embarcação está localizada na área da nova Bacia de Evolução, e vem sendo tratada com muita atenção pela superintendência do Porto de Itajaí junto ao órgão do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), para encontrar uma solução de retirada do que restou da embarcação.

   Foram relatados ainda ao prefeito, um breve balanço do potencial econômico que o Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes representa no atual cenário competitivo para a região, Santa Catarina, e no país, através de seu desempenho em números e estatísticas.

“Estou extremamente honrado com esta visita do superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga e do diretor administrativo da Portonave, Osmari de Castilho Ribas. Sabemos do grande potencial que o complexo portuário de Itajaí e Navegantes tem alcançado nos últimos anos, e, a prefeitura de Navegantes será parceira em todas as ações que estivermos presentes, acima de tudo, manter nossa conversa, pois ganha a sociedade local e toda a região”, afirma o prefeito Libardoni Fronza.

     Também em evidência, o assunto sobre o atual processo de Desestatização do Porto de Itajaí e os desafios para o início da segunda etapa das obras da Nova Bacia de Evolução foram explanados ao prefeito Liba.

 “De hoje em diante, este primeiro contato com o prefeito Liba passará a ser permanente. Acima de tudo visa dar celeridade nas discussões e com isso dar entendimento as ações para avançar na região. A Autoridade Portuária trata que tanto a margem direita como a esquerda, estão dentro do complexo portuário e merecem seu prestígio”, pontua o superintendente Fábio.

“Este encontro entre gestão portuária e gestão pública municipal foi muito produtivo. Por muitos anos a atividade portuária entre Itajaí e Navegantes reflete e define o futuro da nossa região, e, para nós, é fruto de satisfação e valorização mantermos nossas relações cada vez mais intensificadas”, conclui o Diretor Superintendente Administrativo da Portonave, Osmari de Castilho Ribas.


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS