sexta, 19 de abril de 2024
Cultura
05/02/2021 | 14:57

Evento tem Contação de histórias online e grátis nesse fim de semana

Ações de formação para artistas e professores, contação de histórias gravadas e até um sarau multicultural vão tomar conta do ambiente online entre quatro e sete de fevereiro. O Festival online Verão Cultural - Formação e Fruição, viabilizado pela Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc (Lei 14.017/2020) traz para o ambiente online uma programação artístico-cultural completa para crianças e adultos, tudo completamente grátis pelo Youtube do VEM CULTURAL: bit.ly/vemcultural.
A programação de fruição do Verão Cultural traz, nesta sexta-feira, dia 5, às 19h, um Sarau Multicultural Online com apresentações diversas dos professores e alunos do VEM – Viva Espaço Multicultural. No domingo, dia 7, acontece a mediação de leitores da história “Liz viu o Mundo”, com a escritora e atriz Caroline Carvalho, de Itajaí. Cinco contações de histórias gravadas ainda ficarão disponíveis para assistir das 16h de sábado, dia 6, até o fim do evento. Os pequenos e os grandões poderão conferir as histórias: “O Duelo entre o Sábio e o Camponês” e “O Homem que enterrou o medo”, com a Cia Contacausos; “O Pote vazio”, “O caso do machado” e “O Alfaiate desatento” com Gilmara Goulart. Todas as histórias ficarão disponíveis no canal do youtube do VEM.
As ações formativas acontecerão no final de semana e terão a presença de intérprete de libras possibilitando o acesso da comunidade surda. Está prevista uma oficina com o tema “Produção Cultural: da ideia ao projeto e suas possibilidades” com as produtoras Andrea Rosa e Deda Silveira, da Ativa Rede Educação e Cultura, dia 6 de fevereiro, das 10h às 12h pelo google meet. E ainda uma roda de conversa que encerra a programação domingo, dia 7, às 19h30, com tema “Causos na janela: a narração de histórias em tempo de isolamento" com Josiane Geroldi, Gilmara Goulart e Caroline Carvalho tendo mediação de Deda Silveira.
“É sensível pensar e acolher um espaço onde pessoas de todas as idades consigam trocar suas experiências literárias/educacionais/artísticas umas com as outras, além de ampliar seus olhares para o contemporâneo. Por esta razão, além dos artistas e alunos locais, convidamos profissionais de outras cidades do estado de Santa Catarina, que já passaram por aqui de forma presencial, para dar seu sussurro, lá de longe, através de suas janelas” comenta Gilmara Goulart, idealizadora do projeto.
 
Uma realização do VEM – Viva Espaço Multicultural de Timbó e idealizado por sua diretora Gilmara Goulart, o projeto é uma forma de garantir o acesso à arte, educação e cultura, princípios já presentes no espaço físico do VEM Cultural, que fica em Timbó e já tem história de dois anos na cidade promovendo ações de formação e fruição. 

JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS