quinta, 25 de fevereiro de 2021
GERAL
04/02/2021 | 17:18

Secretaria de Saúde de Itajaí reforça cuidados para prevenção ao câncer

No dia Mundial do Câncer (04 de fevereiro), a Secretaria Municipal de Saúde de Itajaí, por meio da Vigilância Epidemiológica, reforça os cuidados para prevenção da doença. A intenção do órgão é conscientizar e orientar a população para que promova mudanças de hábitos e adote uma postura mais saudável. A ação também busca reforçar a importância do diagnóstico precoce.

Um dos principais obstáculos e fator determinante para o diagnóstico tardio do câncer é o atraso na investigação da doença. Além disso, um tratamento realizado tardiamente traz prejuízos à qualidade de vida, pois requer abordagens mais agressivas, necessidade de utilização de múltiplas terapias e ainda pode resultar em sequelas. Por isso, adotar hábitos mais saudáveis e observar possíveis sintomas, bem como o histórico familiar é fundamental para garantir o diagnóstico e tratamento precoces.

Em 2019, Itajaí registrou 987 diagnósticos (cada paciente pode ter mais de um diagnostico) de câncer. Já em 2020 foram 321 (dado ainda poderá ser atualizado). A estimativa do Instituto Nacional do Câncer é que 625 mil novos casos de câncer serão diagnosticados em 2021 no Brasil. O câncer de pele não melanoma será o mais incidente, seguido pelos cânceres de mama e próstata, cólon do útero e reto, pulmão e estômago.

?Nem todo tipo de câncer é ocasionado por hábitos, portanto, nem todos os casos podem ser prevenidos. No entanto, a adoção de hábitos saudáveis pode ajudar a minimizar os riscos de desenvolvimento da doença, além de garantir que pessoas com diagnóstico de câncer possam ter mais qualidade de vida?, comenta a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Franciele Budziareck das Neves.

A Vigilância Epidemiológica das doenças crônicas não transmissíveis possui um trabalho fundamental no monitoramento da morbidade e mortalidade pelo câncer. O órgão realiza levantamento e análise de dados para divulgação e esclarecimentos. As informações ainda auxiliam na tomada de ações com base nas necessidades identificadas.

Confira dicas de prevenção ao câncer:

? Parar de fumar
? Adotar uma alimentação saudável
? Fazer atividades físicas regularmente
? Reduzir o consumo de álcool
? Evitar a poluição
? Vacinar os filhos contra o HPV
? Usar protetor solar e praticar a exposição solar responsável
? Conhecer o histórico familiar para o câncer
? Cuidar da sua saúde emocional 

Compartilhar
JORNAL