domingo, 28 de fevereiro de 2021
GERAL
03/02/2021 | 15:48

Prefeitura de Navegantes recolhe e destina animais de grande porte abandonados

A Prefeitura de Navegantes, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, realiza o trabalho de recolhimento e destinação de animais de grande porte abandonados no município. 

O serviço é realizado por uma empresa licitada pela Prefeitura, que pode ser acionada para o resgate através da pasta. Quando recolhidos, os animais são levados para um abrigo temporário, onde permanecem provisoriamente, sendo tratados e alimentados. 

Após o recolhimento do animal, o dono do animal abandonado pode requerer sua posse novamente, tendo um prazo de 30 dias para entrar em contato com a secretaria, pagar as diárias que foram geradas pelos cuidados do animal e resgatá-lo.

Quando o prazo é encerrado, o animal fica sobre a guarda temporária de um fiel depositário e é encaminhado para doação.

Nos casos de enquadramento como maus tratos, o dono do animal é autuado por crime ambiental pela Fundação de Meio Ambiente (Fuman). Nesta situação, o animal é resgatado, tratado e é aberta uma doação responsável, sem que haja devolução do animal ao proprietário.

A empresa responsável também faz o recolhimento de animais de grande porte mortos e realiza o enterro. Na terça-feira (2), por exemplo, a Fuman foi acionada para coletar um cavalo, encontrado sem vida, no município. 

Para fazer uma denúncia sobre animais de grande porte soltos nas vias ou sob maus tratos, os telefones para contato, das 13h às 19h, são: (47) 3185-2335 (Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca) e (47) 3185-2015 (Fuman). Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar também podem ser acionados e encaminhar as demandas para os órgãos responsáveis da Prefeitura.

Compartilhar
JORNAL