sexta, 29 de março de 2024
Geral
29/01/2021 | 15:06

Município de Itajaí dá início a mutirão de limpeza pelos bairros

O Município de Itajaí iniciou neste mês um mutirão de limpeza pelos bairros da cidade. A ação, solicitada pela Sala de Situação Municipal de Combate à Dengue e coordenada pela Secretaria de Obras, tem como objetivo reduzir e prevenir a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Nos primeiros dias, o mutirão já recolheu 66 cargas de lixo e entulhos em terrenos baldios públicos e privados de quatro localidades.

Neste momento, as equipes do mutirão de limpeza atuam nos bairros Cidade Nova, Murta, São Vicente e Cordeiros, mas a intenção é que a ação percorra toda cidade. “O mutirão começou pelos locais com mais focos positivos do Aedes aegypti e maior população. Com essa ação queremos reduzir o risco à saúde e evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika”, comenta o gerente de controle de Zoonoses da Secretaria de Saúde de Itajaí, Lúcio Vieira.

Ao todo, foram registrados somente nestes quatro bairros 43 focos positivos em 2021. O Município de Itajaí contabilizou neste ano apenas um caso confirmado de dengue com local de contaminação indeterminado, e 38 casos suspeitos em análise. Os próximos locais que vão receber o mutirão serão definidos conforme a situação epidemiológica da cidade.

“Jogar lixo e entulhos em terrenos baldios traz diversos transtornos de saúde para a população. Entre eles a proliferação de vetores como o mosquito Aedes aegypti, roedores, baratas, escorpiões e caracóis africanos. É preciso que todos façam a sua parte e descartem corretamente os resíduos”, reforça o secretário de Obras, Jucelino dos Santos Sora.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS