terça, 02 de março de 2021
GERAL
28/01/2021 | 14:36

Itajaí inicia atendimento de fonoaudiologia domiciliar

A Secretaria de Saúde de Itajaí deu início nesta semana ao atendimento de fonoaudiologia domiciliar. O serviço é destinado às pessoas acamadas com limitações funcionais importantes em áreas como deglutição, voz, fala, linguagem e/ou cognição. Os atendimentos ocorrem semanalmente, conforme encaminhamento das unidades básicas de saúde.

A fonoaudiologia domiciliar é uma iniciativa do Departamento de Atenção à Saúde (DAS), que constatou uma demanda pelo serviço na rede municipal. O tratamento tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos pacientes acamados, reabilitando, estabilizando ou minimizando as sequelas causadas por doenças neurológicas, oncológicas, traumas, entre outras causas. Também serão atendidas pelo serviço pessoas com sequelas pós-COVID-19 que estejam acamadas.

?O ambiente familiar para o atendimento ao paciente acamado traz melhorias às condições físicas, afetivas e sociais de extrema importância para a sua recuperação. A principal característica da fonoaudiologia domiciliar é a humanização do atendimento, evitando a internação ou reinternação hospitalar?, explica a fonoaudióloga responsável pelo serviço, Aurea Santangelo Reis.

O encaminhamento para o serviço será feito por profissionais de saúde das unidades básicas e da Atenção Especializada do município. A equipe de fonoaudiólogos irá avaliar e atender os pacientes, conforme a necessidade e disponibilidade de agenda.

As consultas do programa domiciliar deverão ser acompanhadas pelo cuidador ou por um familiar do paciente em todas as etapas do tratamento. O paciente acamado também poderá ser atendido por nutricionista, enfermeiro, fisioterapeuta, entre outros profissionais, caso seja necessário para proporcionar mais conforto e segurança. 

Compartilhar
JORNAL