quinta, 28 de março de 2024
Pandemia
15/01/2021 | 16:43

Coronavírus em SC: Superintendente de Vigilância em Saúde visita centro de distribuição para acertar detalhes da logística de vacinação

Após ser anunciado como novo superintendente de Vigilância em Saúde (SUV) de Santa Catarina, Eduardo Macário, visitou o centro de distribuição onde estão armazenadas as seringas e agulhas que serão utilizadas para a vacinação contra a Covid-19 em Santa Catarina.

Macário já acompanha o trabalho de logística que será realizado para o envio de insumos e da vacina. Mais de 5,3 milhões de unidades, entre seringas e agulhas, já foram encaminhadas aos municípios.

O novo superintendente ressaltou que a partir da autorização da Anvisa e da disponibilização da vacina, o Estado está preparado para fazer toda a parte logística, com a recepção e a distribuição para as regionais e, consequentemente, para os municípios. A campanha de vacinação contra a Covid-19 contará com o apoio de todas as estruturas do Governo do Estado.

Santa Catarina está alinhada ao Plano Nacional de Imunização, assim a responsabilidade da compra das doses de vacina é do Governo Federal. Há um valor de R$ 300 milhões separados em caixa para a aquisição de vacinas por parte do Governo do Estado, caso seja necessário.

Estoques atuais e previsão

A distribuição de materiais e insumos para os municípios já começou.  A Secretaria de Estado da Saúde conta com estoques disponíveis para o início da vacinação contra a Covid-19.

Insumos para vacinação da Covid-19 em SC:

Agulhas
Estoque central (Almoxarifado da Secretaria de Estado da Saúde): 710 mil de unidades
Distribuído aos municípios: 2,3 milhões de unidades
Total: 3,06 milhões

Seringas
Estoque central (Almoxarifado da Secretaria de Estado da Saúde): 6,5 milhões de unidades
Distribuído aos municípios: 3 milhões de unidades
Total: 9,5 milhões de unidades

Previsão de entrega para os próximos cinco dias:
7 milhões de agulhas
500 mil seringas

Para esse cálculo a SES não está considerando as aquisições realizadas diretamente pelos municípios e nem os estoques já entregues aos hospitais para a vacinação das equipes destas unidades. Além disso, outras atas para aquisição estão em aberto. Ressalta-se que a Secretaria de Estado da Saúde já oficializou o Ministério da Saúde para que as requisições de estoques de empresas sediadas em Santa Catarina permaneçam à disposição do Estado.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS