quinta, 28 de março de 2024
Saúde
14/01/2021 | 08:42

Cinco erros que prejudicam a saúde dos pés no verão

A estação mais quente do ano chegou e com ela, a oportunidade perfeita para exibir os pés em sandálias ou calçados abertos, mas para isso é essencial cuidar muito bem desta parte do corpo. O calor e a transpiração em excesso, por exemplo, podem provocar o surgimento de fungos e bactérias, causando frieiras,  micoses ou até  queda das unhas, nos casos mais graves.  Para evitar esse tipo incômodo, a podóloga e coordenadora técnica da Doctor Feet, rede especializada em cuidados com os pés, Malú Pinheiro, listou os seis erros mais comuns que as pessoas cometem no verão e que podem afetar a saúde dos pés. Confira!

 

  • Dispensar as meias

 

No calor algumas pessoas renunciam às meias, mas isso é um erro, especialmente quando se usa tênis. “Dê preferência às meias de algodão; elas absorvem melhor o suor dos pés melhorando o conforto para a prática de exercícios”, aconselha Malú.

  1. Usar o mesmo calçado

Esse erro é comum em qualquer época do ano, mas no verão os pés transpiram ainda mais, por isso, o recomendado é alternar os calçados e deixá-los em local arejado após o uso.

  1. Não cuidar dos pés

Muita gente só se lembra dessa parte do corpo na hora de calçar uma sandália, mas descuida da saúde dos pés o ano todo. “Aconselho observar qualquer alteração na coloração das unhas, ressecamento nos pés ou surgimento de bolhas, uso de produtos específicos para os pés, alimentação balanceada e a visita regular ao podólogo para não só no verão mas em todo ano ter unhas e pés saudáveis”, recomenda a podóloga.

  1. Deixar os pés molhados

Secar bem os pés após o banho é essencial, mesmo nos dias de calor,  principalmente se, logo na sequência, já for calçar o sapato. A umidade entre os dedos pode provocar frieiras. 

  1. Andar descalços em locais públicos

Esse é um erro comum, especialmente nessa época do ano. “É necessário estar com o calçado, principalmente na praia, onde a incidência de parasitas, como Tunga Penetrans (causador do bicho de pé), é maior”, avisa a especialista.

Sobre a Doctor Feet

Pioneira no segmento, a Doctor Feet é a mais ampla rede de serviços de podologia e venda de produtos médicos/ortopédicos. Comemorando 22 anos de mercado, a marca conta com mais de 80 unidades, em 14 estados brasileiros. Informações: www.doctorfeet.com.br / Instagram: @doctor_feet / Facebook: /doctorfeet.podologia


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS