sexta, 29 de março de 2024
Geral
18/12/2020 | 16:27

Sala de Situação de Combate à Dengue fiscaliza catadores de recicláveis

Uma força-tarefa da Sala de Situação de Combate à Dengue fiscalizou na manhã desta sexta-feira (18) catadores de recicláveis do loteamento São Francisco de Assis. O objetivo da ação foi solicitar a regularização do armazenamento de material, que acaba se tornando criadouro do mosquito Aedes aegypti e de outros vetores dentro do residencial. Cerca de 10 famílias assinaram um termo de orientação e cooperação.

A fiscalização dos catadores foi discutida em reunião da Sala de Situação na quinta-feira (17). No encontro, vários órgãos municipais propuseram soluções para o problema no loteamento e marcaram uma fiscalização nesta sexta. No local, foi constatado o armazenamento irregular dos materiais e dado prazo para regularização.

“Sabemos que o trabalho com materiais recicláveis é o que garante o sustento destas famílias, por isso nesta primeira visita não foram expedidas multas ou infrações. Estamos abrindo um canal de diálogo para resolver o problema, preservando a saúde de quem reside no local”, comenta o gerente de Controle de Zoonoses da Secretaria de Saúde, Lúcio Vieira.

Segundo Vieira, a força-tarefa orientou sobre o correto armazenamento e deu prazo para que os catadores se adequarem. “Quando se vive em um ambiente multifamiliar é necessário respeitar as regras estabelecidas. Não queremos impedir as famílias de trabalhar com reciclagem, mas essa atuação deve ser correta e legal, sem trazer risco de saúde ou ambiental para as pessoas que ali residem”, completa Vieira.

Participaram da ação no loteamento Guarda Ambiental, Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação e Secretaria de Saúde, por meio das Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS