quinta, 23 de setembro de 2021
Meio Ambiente
17/12/2020 | 17:50

Itajaí ganha prêmio nacional por ações de sustentabilidade na Marejada

A Secretaria de Turismo e Eventos de Itajaí recebeu o prêmio nacional de Melhores Práticas de Sustentabilidade pelas ações realizadas na Marejada 2019. A premiação da Agência Ambiental da Administração Pública (A3P), do Ministério do Meio Ambiente, foi divulgada nesta quinta-feira (17). O município foi contemplado na categoria especial Combate ao Lixo no Mar.

O evento de premiação ocorreu na manhã desta quinta durante o 11º Fórum e 8º Prêmio da A3P. A solenidade aconteceu de maneira virtual com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube (link) do Ministério do Meio Ambiente.

Nesta 8º edição do Prêmio Melhores Práticas de Sustentabilidade da A3P, a categoria especial Combate ao Lixo do Mar, na qual a Secretaria de Turismo recebeu o troféu de 1º lugar, bateu recorde no número de inscritos. O Plano de Sustentabilidade da Marejada 2019 concorreu com 14 projetos desta categoria. Ao todo, foram 137 inscritos na premiação.

Ações sustentáveis
A Secretaria de Turismo e Eventos inscreveu o projeto “Plano de Sustentabilidade da Marejada 2019 – Maior Festa do Pescado do Brasil” para concorrer à premiação nacional. A 33ª edição da Marejada foi o primeiro evento de entretenimento do país a não utilizar plástico e materiais impressos em sua operação. Toda programação da foi disponibilizada digitalmente.

A Marejada foi ainda o primeiro evento de grande porte de Santa Catarina a distribuir água filtrada e purificada para todos que visitaram o local. O copo reutilizável foi outra ação sustentável: os visitantes poderiam levar o artigo para casa como souvenir ou devolver no fim do evento e receber o dinheiro de volta. Com estas medidas, em um universo de 235 mil participantes, cerca de 900 mil copos e garrafas plásticas foram evitados.

A sustentabilidade também marcou presença no espaço gastronômico. Durante a festa foram utilizados talheres de madeira, pratos de papel e lixeiras de papelão. Além disso, durante os 14 dias da Marejada 2019, uma central de resíduos sólidos separou os materiais utilizados para serem reaproveitados pela indústria local como matéria-prima.

Reconhecimento
O Secretário de Turismo e Eventos de Itajaí, Evandro Neiva, ressalta a importância do tema sustentabilidade, assim como as ações que envolvem o combate ao lixo no mar. “Nós mostramos para as pessoas que em um momento de lazer é possível cada um fazer a sua parte e contribuir com o meio ambiente. Essa premiação é um reconhecimento técnico muito importante, foi a primeira vez que uma Secretaria de Turismo recebe o prêmio”, destaca. 

De acordo com Neiva, as ações de sustentabilidade da Marejada foram pensadas com objetivo de construir um futuro melhor para as próximas gerações. Durante o evento foi realizado o 1º Fórum Kids de Sustentabilidade para 900 crianças da rede pública.

"As crianças são peças fundamentais para que se tenha uma mudança de comportamento em relação à redução do uso do plástico e essa foi uma importante pauta da Marejada. Estamos orgulhosos com este reconhecimento do Ministério do Meio Ambiente. É fundamental estimularmos essa conscientização tanto para crianças como para adultos, principalmente na administração pública”, pontua o secretário de Turismo. 


JORNAL IMPRESSO
17/09/2021
10/09/2021
03/09/2021
27/08/2021

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS