terça, 16 de abril de 2024
Saúde
05/12/2020 | 11:40

Coronavírus: Secretaria de Saúde de Itajaí reforça locais de atendimento aos moradores

Com o aumento de casos e internações pela COVID-19 nas últimas semanas, a Secretaria de Saúde de Itajaí está reorganizando os fluxos e protocolos internos para dar mais agilidade aos serviços de urgência e emergência, especialmente no Centro Integrado de Saúde (CIS), que é referência para estes atendimentos. Outra medida é reforçar os locais de atendimento aos moradores para facilitar os encaminhamentos e reduzir o risco de contágio.

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e o Centro Ambulatorial de Triagem, no CIS, receberam adequações na estrutura interna para facilitar o fluxo de atendimentos e agilizar a realização de exames. A Secretaria também irá implantar um convênio para realização de exames de tomografia nos pacientes que tiverem necessidade para facilitar o diagnóstico da COVID-19.

Outra ação é a ampliação dos leitos de isolamento, onde os pacientes podem ficar até 24 horas em observação, e a humanização do serviço com a entrega de uma refeição duas vezes ao dia. Além disso, a entrada de ambulâncias no CIS foi direcionada para as ruas Estefano José Vanolli e São Vicente para facilitar o acesso e retirada dos pacientes.

“Os serviços de urgência e emergência têm sido muito afetados pela pandemia, pois desempenham um papel de extrema importância na cadeia assistencial, evitando a lotação dos hospitais e ofertando pronto atendimento aos pacientes. Por isso, estamos realizando adequações internas que irão facilitar o atendimento e encaminhamento dos casos de COVID-19”, explica a gerente de Atenção Especializada da Secretaria de Saúde, Carla Juliana Mafra Macedo.

Onde buscar atendimento

Adultos, idosos e crianças com sintomas de COVID-19 (febre, tosse, coriza, dor de garganta, dificuldade respiratória, cansaço, dor no corpo, perda de olfato e paladar, etc.) devem buscar assistência à saúde no Centro Integrado de Saúde (CIS), localizado na Avenida Adolfo Konder, 250, no bairro São Vicente. Na unidade, os pacientes passam por consulta médica, recebem tratamento e realizam o teste de coronavírus.

“O Centro Integrado de Saúde é referência para o atendimento de casos de COVID-19 e a partir desta semana ficará destinado exclusivamente para receber essa demanda. Pacientes com outras patologias deverão ser encaminhados para os demais serviços de saúde. Assim conseguimos garantir agilidade no atendimento e encaminhando, evitando agravamento de casos”, pontua a enfermeira Carla Juliana Mafra Macedo.

Já os pacientes adultos, acima de 15 anos, com outras patologias, como traumas, acidentes e demais queixas clínicas, devem buscar atendimento na UPA do bairro Cordeiros (Rua Enedina D’Ávila, s/nº). Crianças sem sintomas de doenças respiratórias podem ser atendidas na Unidade de Atendimento Infantil, localizada junto ao Hospital Pequeno Anjo, com entrada pela rua João Bauer. Os três serviços funcionam 24 horas, todos os dias da semana.

Além das UPAs, Centro de Triagem e Unidade Infantil, casos leves de COVID-19 e pacientes com outras queixas de baixa complexidade podem buscar atendimento na unidade básica de saúde mais próxima durante a semana, em horário comercial. Casos graves podem buscar diretamente os hospitais Marieta e Pequeno Anjo para assistência. 


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS