quinta, 28 de março de 2024
Geral
30/11/2020 | 18:39

Hospital Marieta inicia prestação do serviço de Radioterapia a pacientes do SUS atendidos na Unacon

A partir de quarta-feira (02/12), o Hospital Marieta passará a atender os pacientes que necessitarem do serviço de Radioterapia. Os atendimentos se constituem numa extensão da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) que atua, quase que exclusivamente, com recursos do SUS. A partir desta data, o serviço beneficiará os pacientes oncológicos dos 11 municípios que compõem a Foz do Rio Itajaí e que, até então, precisavam se deslocar até Blumenau para este tratamento. Era um enfrentamento de mais de 60 quilômetros de estrada e trânsito intenso, enquanto lutavam para tratar a doença.

“A doença é muito sacrificante e a abertura deste serviço vai minimizar esta exposição do paciente, facilitando e abreviando seu tratamento”, comenta a diretora geral Irmã Mércia Lemes. A abertura do Serviço de Radioterapia em Itajaí, vinculado à Unacon, é uma parceria com o Ministério da Saúde que se iniciou em 2013 com o Plano de Expansão de Radioterapia, ao qual o Hospital Marieta aderiu.

O tratamento oncológico é uma das especialidades de alta complexidade em que o Hospital Marieta se vocacionou. Até agora, já havia a oferta de internações clínicas oncológicas, o serviço de Quimioterapia e as cirurgias oncológicas. Com o serviço de Radioterapia aumentam as possibilidades de tratamento pelo SUS na região da Foz do Rio Itajaí. 

A Unacon do Hospital Marieta também vem celebrando durante este ano de 2020 (e apesar da pandemia) a agilização do atendimento das filas de exames e de cirurgias eletivas em Oncologia dentro dos prazos previstos, sem represamento. “Estamos com mais profissionais nas especialidades em que o número de casos é maior, como Urologia e Ginecologia. Também tivemos um sensível incremento no número de sessões de quimioterapia”, destaca a diretora geral.

Ao todo, a Unacon disponibiliza 18 médicos das especialidades de Oncologia Clínica e Oncologia Cirúrgica. Na Oncologia Cirúrgica oferta acesso à Urologia, Ginecologia, Mastologia, Proctologia, Cirurgia Geral, Gastroenterologia, Tumores Ósseos, Torácica e Cabeça e Pescoço. Conta ainda com uma equipe multidisciplinar que atua em conjunto com a equipe técnica, triando, avaliando e prestando o cuidado necessário nas diversas áreas que são essenciais ao tratamento dos pacientes do serviço.  A Unacon do  Hospital Marieta oferta cerca de 3,6 mil atendimentos mensais, sendo sua grande maioria pacientes do Sistema Único de Saúde.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS