quinta, 28 de março de 2024
Geral
23/11/2020 | 16:52

Laboratório de Análises Clínicas oferece novo teste para o Covid-19

O Laboratório de Análises Clínicas (Leac) da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) apresenta a possibilidade de novo teste para detectar a Covid-19 logo nos primeiros dias da doença, o teste do Antígeno. Esse teste se junta às outras possibilidades oferecidas pelo laboratório, como o PCR, da investigação de anticorpos IgM e IgG e Anticorpos Totais neutralizantes para Covid-19, com resultado em 24horas.

Tipos de teste para pesquisa de Covid-19 ofertados pelo Leac:

- Teste de PCR (swab): A detecção também é realizada por material genético do vírus. A coleta deste exame ocorre por secreção nasofaríngea e a amostra é obtida por meio de swab (cotonete). Indica-se realizá-lo no início dos sintomas, nos primeiros sete dias, igual ao teste de PCR. Tem a vantagem de ser mais econômico e de ser liberado o resultado no mesmo dia da coleta.


- Imunocromatografia IgG e IgM (sorologia): Não é coletado no dedo, realiza-se a coleta de sangue, o mesmo é processado, e utiliza-se o soro para o teste. Isto garante melhor visualização para interpretação do resultado. O teste é cronometrado e interpretado por profissionais da área em condições padronizadas. Este exame é indicado para o período posterior de pelo menos sete dias de sintomas.


-Anticorpos Totais Neutralizantes por eletroquimioluminescência (sorologia/imunidade): Esse teste é 100% automatizado. Pesquisa-se os anticorpos totais maduros e neutralizantes. A indicação é fazê-lo após pelo menos dez dias de sintomas ou quando estiver assintomático. O teste usa uma proteína que favorece a detecção de anticorpos de alta afinidade contra SARS-COV-2. Detecta titulações de anticorpos que já demonstraram correlação positiva na neutralização de anticorpos, em ensaios de neutralização.  Sensibilidade de 99,5% e especificidade de 99,8%. Sua indicação é para a detecção da possível imunidade e como teste sorológico de referência, caso haja dúvidas em outras metodologias.

-Imunocromatografia IgG/IgM + Eletroquimioluminescência Anticorpos Totais: Indica-se fazer após dez dias de sintomas ou quando estiver assintomático. Neste conjunto de exames aparece a diferenciação dos anticorpos (IgG/IgM), no qual IgG indica possível imunidade. Sem reação cruzada com anticorpos produzidos contra outros coronavírus. Detecta titulações de anticorpos que já demonstraram correlação positiva na neutralização de anticorpos. Maior confiabilidade na detecção do SARS-COV-2 (Covid-19) e do período de contaminação.

Acesso ao Leac e horário de funcionamento:

Os resultados dos exames (com exceção do PCR) são divulgados de forma online no mesmo dia da coleta. O Leac está localizado no piso térreo do bloco E1 do Campus Itajaí, das 7h às 11h30. Para ingressar no Campus é necessário entrar pelo portão da Avenida Abraão João Francisco.

Mais informações (como dados técnicos, preços e formas de pagamento) podem ser obtidas pelo telefone (47) 3341-7501 ou WhatsApp (47) 99214-3511.


JORNAL IMPRESSO
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024
01/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS