sexta, 19 de abril de 2024
Geral
13/11/2020 | 16:37

Itajaí dá mais um passo rumo à desburocratização

Segundo levantamento do Doing Business,um projeto do Banco Mundial que categoriza os países em facilidade de se fazer negócios, o Brasil está na 124ª posição e, quando se trata especificamente de abertura de empresas, está em 138ª. Tendo como foco a melhora nesses números, o Aprova Digital busca desburocratizar e tornar digitais os processos das prefeituras do Brasil.

A partir desta segunda-feira (16/11), será implementado na cidade de Itajaí (SC), um sistema que proporcionará maior facilidade e agilidade no processo de abertura de empresas na cidade, uma vez que a plataforma reduz as etapas de aprovação de 8 para até duas etapas. Durante essa semana a plataforma estará em fase de testes e treinamento interno na prefeitura. Além disso, até o final do mês, estará liberada para todo e qualquer contador ou empreendedor que quer abrir um negócio em Itajaí.

Conhecida por abrigar o principal porto da região e o segundo maior do país em movimentação de contêineres, a cidade de Itajaí já oferece aos munícipes a utilização desse sistema pelas secretarias de Obras e de Meio Ambiente. Desde a implementação do Aprova Digital, houve uma queda de 30 dias para 6 dias nos prazos para aprovação das solicitações feitas pelos munícipes e maior transparência para os requerentes, além de uma redução nas contas por conta da eliminação do uso de papel.

"Existe um ciclo para que essa desburocratização seja efetiva. Primeiro mapeamos os fluxos da cidade e digitalizamos os processos, depois automatizamos e revisamos esses fluxos e então revisamos as normas, para que através da nova legislação possamos aprimorar o que está sendo feito", afirma Marco Antonio Zanatta, fundador do Aprova Digital.

Mesmo em fase de implementação desse novo sistema, a população já pode acessar a plataforma e realizar o cadastro no site da prefeitura de Itajaí e partir da próxima semana poderão solicitar e acompanhar a evolução dos trâmites de maneira totalmente digital, seguindo os passos conforme evoluírem. Caso haja alguma dúvida por parte do requerente, ainda existe uma aba de chat para que a equipe do Aprova possa ajudar em sua solicitação.

Sendo já utilizada em municípios como São Paulo e Joinville, a proposta do Aprova Digital é de ajudar as prefeituras a desburocratizar e acelerar a tramitação de processos através de um software especializado em processos digitais para Prefeituras.

Sobre o Aprova Digital
Criado em 2017 por Marco Antonio Zanatta, o Aprova Digital é um sistema que tem como objetivo digitalizar os processos burocráticos das prefeituras do Brasil. Presente em 23 municípios, a plataforma traz eficiência, transparência e rapidez a processos como: licenciamento de obras e reformas, licenciamento ambiental e abertura de empresas.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS