sexta, 29 de março de 2024
Geral
13/11/2020 | 16:34

ESTREIA DO ESPETÁCULO AMAR É CRIME SERÁ VIRTUAL E GRATUITA

O amor tem muitas faces e algumas delas serão exploradas no espetáculo “Amar é Crime”, que estreia no canal do YouTube da Téspis Cia. de Teatro em novembro (www.youtube.com/tespisciadeteatro). As apresentações serão às 20h, nos dias 13, 14 e 15. O espetáculo do ator Jônata Gonçalves e direção de Max Reinert é baseado na febril obra do escritor pernambucano, Marcelino Freire e leva o nome de um dos seus livros de contos. Devido à pandemia causada pelo COVID-19, o espetáculo será adaptado para o ambiente virtual.

Amar é Crime busca dialogar com a aspereza e a poética apresentadas nos textos de Marcelino Freire. O espetáculo (de gênero dramático) é uma montagem que abre uma instigante provocação dentro da trajetória artística de Jônata Gonçalves. Essa é a primeira vez que o ator, dentro dos seus 22 anos de teatro, vai viver a experiência de atuar num espetáculo solo.

“Falar das relações que envolvem um sentimento tão emblemático como o amor entre as pessoas pode ser um mergulho no imaginário poético da humanidade que vive e morre por amor desde os seus primórdios. Da mesma forma, através desse espetáculo, é também acessar lugares “marginais”, histórias de personagens invisibilizados pela sociedade. Amor não tem gênero, cor, credo... amor é cego”, acrescenta Jônata Gonçalves.

Na cena, Jônata convida o público a ingressar no seu camarim onde vive alguns personagens dos textos de Marcelino Freire.  O espetáculo mostra o avesso do que se espera quando se fala de amor. "Amar é Crime" é um projeto contemplado pela Lei de Incentivo à Cultura e conta com o patrocínio da Prefeitura de Itajaí, da Fundação Cultural de Itajaí e renúncia fiscal da APM Terminals.

Vale ressaltar que depois da apresentação, Jônata e mais alguns convidados abrirão um bate-papo on-line com o público que estiver presente para falar sobre o processo de montagem do espetáculo e sobre a obra de Marcelino Freire. Em cada dia de apresentação será um convidado diferente.

  

LISTA DOS CONVIDADOS PARA O BATE-PAPO:

Dia 13 de novembro – Max Reinert (Diretor e Dramaturgo)

Dia 14 de novembro – Daniel Olivetto (Cenógrafo e Designer Gráfico)

Dia 15 de novembro – Marcelino Freire (Escritor)

 

SINOPSE:

“Amar é Crime” é antes de tudo, um convite ao público para ocupar um lugar de escuta e cumplicidade.

Dentro do camarim, lugar ritualístico, de transição entre o real e a ficção, um ator nos traz uma série de histórias em que o amor flerta com seu reverso: a dor, a morte, o mal. Componentes presentes nos contos de Marcelino Freire, um dos mais celebrados escritores contemporâneos, que coloca no centro de sua literatura um desfile de personagens marginalizados, invisíveis em nossa sociedade.

 

FICHA TÉCNICA:

Espetáculo teatral criado a partir da obra de Marcelino Freire

Dramaturgia e Direção: Max Reinert
Atuação: Jônata Gonçalves
Direção de ator e Figurino: Denise da Luz
Cenário e Design Gráfico: Daniel Olivetto
Ambientação Sonora: Hedra Rockenbach
Operação técnica: Leandro Cardoso
Cenotécnico: Valdeci Hilbert
Assessoria de Comunicação: Camila Gonçalves
Fotografia e Registro em Vídeo: Leonam Nagel
Produção Executiva: Jônata Gonçalves


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS