sexta, 29 de março de 2024
Geral
01/10/2020 | 10:40

Com a presença do governador, Santur lança programa Viaje+SC e plataforma de dados Almanach

O governador Carlos Moisés participou nesta quarta-feira, 30, do lançamento de dois importantes instrumentos para o desenvolvimento do turismo em Santa Catarina: o programa Viaje+SC e o Almanach, ferramenta de gestão de dados turísticos. A cerimônia de lançamento ocorreu na sede da Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur), em Florianópolis, com a participação de representantes do trade e entidades do setor turístico.

O Viaje+SC é um programa de incentivo ao turismo seguro dentro do Estado. Os estabelecimentos que aderirem ao programa estarão alinhados aos protocolos sanitários para prevenção da Covid-19. Outro critério é a oferta de produtos e serviços diferenciados e condições especiais para residentes ou nascidos no Estado, como descontos e vantagens, com o objetivo de estimular esse público a conhecer mais de Santa Catarina.

Já o Almanach, por sua vez, reúne dados abertos de órgãos oficiais como a Secretaria de Estado da Fazenda, Junta Comercial do Estado, Ministério do Turismo, do Trabalho e da Educação. A ferramenta é um facilitador na organização, apresentação e compreensão dos dados das atividades características do turismo (ACTs), possibilitando uma leitura geral ou segmentada do setor em Santa Catarina. São informações como número de empresas, registros no Cadastur, empregos gerados, tipos de negócios, arrecadação de ICMS, entre outros.

O governador Carlos Moisés afirmou que os dois projetos terão um impacto bastante positivo no turismo de Santa Catarina futuramente. “Hoje a Santur apresenta dois projetos direcionados ao trade turístico e para todos aqueles que militam no setor. São entidades que precisam do Governo do Estado para fazer o fomento. O Viaje+ é um selo de qualidade e estimula que os empreendimentos sejam melhorados cada vez mais. Já o Almanach vai oferecer dados de tudo o que Santa Catarina tem”.

Primeiros selos

Na cerimônia de lançamento foram concedidos os primeiros selos Viaje+SC, que identificam os empreendimentos credenciados. O programa também está alinhado às premissas do Safe Travels, selo internacional emitido pelo World Travel & Tourism Council (WTTC), com respaldo da Organização Mundial da Saúde (OMS). Santa Catarina é um dos poucos estados do país que conquistou o Safe Travels e, com isso, a Santur se tornou embaixadora para emissão desse selo no Estado.

Almanach: gestão de dados do turismo

O presidente Mané Ferrari também comenta sobre os benefícios que o Almanach trará para a tomada de decisão por parte dos gestores. 

“A finalidade desse trabalho é justamente auxiliar os gestores do turismo, sejam  públicos ou privados, na tomada de decisões. Os dados e informações reunidos no Almanach, de maneira organizada e funcional, vão ajudar a mensurar o impacto do turismo nos municípios, nas regiões e no Estado “, diz Ferrari.

Outra funcionalidade disponível é o mapeamento das palavras mais buscadas na internet, um indicador da preferência dos usuários nas pesquisas online relacionadas a destinos turísticos.

“O programa está alinhado aos protocolos sanitários de reconhecimento internacional. Significa que os empreendimentos participantes precisam estar comprometidos com as boas práticas sanitárias para assegurar aos visitantes uma experiência de viagem segura e responsável“, completa o presidente da Santur, Leandro Mané Ferrari.

 

 

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS