quinta, 28 de março de 2024
Geral
11/09/2020 | 16:04

OAB Camboriú adquire celulares para facilitar contato entre advogados e detidos em flagrante durante a pandemia

A OAB Camboriú adquiriu, nesta semana, dois celulares para facilitar o contato entre advogados da cidade e presos detidos em flagrantes durante a pandemia do novo coronavírus. Os aparelhos ficarão disponíveis na Delegacia do Monte Alegre e na Central de Plantão Policial de Balneário Camboriú, que atende a comarca durante períodos de plantão. Com o início da crise sanitária, o Poder Judiciário teve que fazer adequações nos serviços presenciais, o que trouxe dificuldades para o acesso à defesa, principalmente em audiências de custódia.
 
A presidente da OAB Camboriú, Dra. Maria de Fáthima da Costa Santini Teles, explica que a aquisição dos smartphones foi aprovada pelos conselheiros da Subseção como forma de garantir o direito à ampla defesa dos custodiados. “Os celulares irão possibilitar aos advogados da subseção que realizem o exercício da defesa dos direitos de quem for detido, além de facilitar conversas, possibilitando suprir as audiências de custódias através de ligações por vídeos. A iniciativa surgiu pela demanda de casos e para agilizar o trâmite, evitando que os detentos fiquem muitas horas aguardando na delegacia, o que resulta em aglomerações. Caso o advogado queira atender presencialmente, é possível, mas respeitando as orientações dos órgãos de saúde”, explica a advogada. 
 
A iniciativa foi viabilizada pela OAB Camboriú em colaboração com a Vara Criminal da Comarca. O Fundo de Transações Penais do Fórum de Camboriú subsidiou a aquisição dos chips e planos de internet dos aparelhos, após solicitação da 43ª Subseção. Todo processo de demanda, aquisição e implementação dos aparelhos foi acompanhado e apoiado pela Juíza, Dra. Naiara Brancher. Um edital foi aberto com ampla divulgação de inscrições para advogados plantonistas e a listagem de profissionais que atuam na área criminal está com o Poder Judiciário para nomeação por meio do cadastro da Assistência Judiciária Gratuita (AJG) do Tribunal de Justiça do Estado.

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS