quinta, 28 de março de 2024
Geral
19/08/2020 | 13:04

Coronavírus em SC: Saúde e Educação avaliam cenário sobre retomada de aulas presenciais

O secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, apresentou nesta terça-feira, 18, dados sobre o cenário atual da pandemia e o quadro da Covid-19 em Santa Catarina para o secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni, e a equipe técnica da secretaria. A reunião teve como objetivo esclarecer à Educação sobre os critérios para futura deliberação sobre as aulas presenciais.

A partir dos dados repassados pelo secretário da Saúde, técnicos da Secretaria da Educação atuam para adequar uma proposta para todo o estado a ser deliberada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), com base nas condições sanitárias existentes. O secretário informou que a situação em todas as regiões de SC ainda é considerada gravíssima ou grave, o que representa o momento de atenção para a segurança da população e, ao mesmo tempo, requer ações planejadas.

“Viemos utilizando ferramentas que nos mostram desde os riscos sanitários até modelos epidemiológicos e projeções para algumas semanas. Isto possibilita à Educação conhecer os cenários e realizar o planejamento necessário para suas atividades”, frisou Motta Ribeiro.

Ainda não há data estabelecida para o retorno das aulas presenciais. Um novo posicionamento será feito até a próxima segunda-feira, 24, quando faltarão 15 dias para o fim da vigência do decreto atual, nº 724, de 17 de julho de 2020, que suspende as aulas nas redes pública e privada até 7 de setembro.

“Conhecendo o contexto e mantendo o alinhamento com a Saúde, devemos informar novo posicionamento nos próximos dias, a fim de melhor informar a população sobre planos para atividades remotas e planos de retomada”, comentou Natalino Uggioni.

Nova portaria da Saúde determina suspensão de aulas até o risco moderado

Na segunda-feira, 17, a SES emitiu a Portaria no 592/2020, que determina quais medidas de enfrentamento da Covid-19 devem ser adotadas de acordo com a Avaliação de Risco Potencial nas Regiões de Saúde, classificadas como Gravíssimo, Grave, Alto e Moderado. Entre as atividades que passam por restrição, estão as aulas presenciais no Estado, que devem ser suspensas, inclusive em quadro de risco moderado, o que demanda adequações na estratégia da SED e contínuo monitoramento.

Com a publicação da portaria, o Governo do Estado avança em monitoramento e vigilância da Covid-19, o que vem evitando o colapso do sistema hospitalar para o enfrentamento do novo coronavírus. Ferramentas e metodologias utilizadas pelo Governo permitem conhecer a situação atual e elaborar projeções sobre o quadro de contágio e de ocupação do sistema de saúde.


JORNAL IMPRESSO
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024
01/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS