quinta, 18 de abril de 2024
Geral
18/08/2020 | 14:48

PROJETO OCUPAÇÃO ITAJAÍ CRIATIVA 2020 LANÇA EDITAIS PARA ARTISTAS VISUAIS, MÚSICOS E PRODUTORES AUDIOVISUAIS

Artistas visuais, músicos e produtores audiovisuais podem se inscrever, até 30 de agosto, em três editais do projeto Ocupação Itajaí Criativa - 2020. Eles são destinados a realização de shows musicais, exposição temporária de artes visuais e exibição de curtas metragens. Realizado pela Téspis Cia. de Teatro (Itajaí/SC), o Ocupação deste ano levará espetáculos, oficinas, exposições, exibições e outras atividades para o público através de transmissões online a partir da Itajaí Criativa - Residência Artística e de outros locais. O formato diferenciado do evento neste ano acontece devido à pandemia do coronavírus, que tem impedido atividades artísticas presenciais. As inscrições para participação dos editais são gratuitas e realizadas através do email: itajaicriativa@gmail.com. Em algumas áreas, os selecionados receberão entre quinhentos a mil reais para participar.

O edital para shows musicais é para artistas que desenvolvam propostas de shows com músicas autorais. O edital de exposições tem como objetivo promover as diversas manifestações das artes visuais contemporâneas. Já o edital para exibição de curtas metragens é destinado a itajaienses e catarinenses, e visa incentivar a exibição e circulação de produções audiovisuais. Mais informações e os documentos necessários para inscrição podem ser conferidos nos editais na íntegra através do link: https://drive.google.com/drive/folders/1u6Qewxb9a-dHNg4bEGCO82VyCDszp5pi

O resultado da seleção estará disponível no site www.itajaícriativa.com.br na primeira semana de setembro.As atividades serão realizadas de setembro a dezembro e disponibilizadas através do canal de youtube da Téspis Cia de Teatro.

"Optamos em 2020 por compor uma programação que mistura atrações convidadas com outras selecionadas através de chamamento público. Dessa forma, queremos ampliar a participação da comunidade artística, não nos restringindo somente aos artistas com os quais já temos contato. O projeto Ocupação Itajaí Criativa tem sido uma grande forma de dialogar com o público e poder disponibilizar ações, mesmo durante a pandemia, para a comunidade itajaiense, é algo que nos motiva a seguir sempre buscando alternativas para seguir criando” – completaMax Reinert.  

 

PROGRAMAÇÃO DIVERSIFICADA

Além dos artistas e realizadores culturais que apresentarão seus trabalhos, a programação do Ocupação Itajaí Criativa 2020 conta com três companhia de teatro convidadas. São eles: Cia Contacausos (Chapecó/SC), que pesquisa e desenvolve espetáculos de narração de histórias, trabalhando principalmente com o imaginário caboclo do oeste do estado; Cia Artística Cobaia Cênica (Rio do Sul/SC), uma das mais novas e promissoras companhias de teatro do estado; e La Vaca Companhia de Artes Cênicas (Florianópolis/SC), que, com apoio do Rumos Itaú Cultural, desenvolve uma pesquisa sobre teatro documentário e aproximações entre o teatro e a realidade.

Também serão realizadas oficinas, como a Oficina de Iluminação Cênica, ministrada por Flavio Andrade (Joinville/SC), com o objetivo de disseminar conhecimentos técnicos sobre iluminação e o uso de equipamentos; e a Oficina de Ambientação Cênico/Sonora ao vivo —o técnico operador como performer, de Hedra Rockenbach (Florianopolis/SC), para artistas responsáveis por praticar a criação e operação de som e luz.

 

SOBRE O OCUPAÇÃO ITAJAÍ CRIATIVA 2020

O Projeto Ocupação Itajaí Criativa – 2020 é uma realização da Téspis Cia. de Teatro​, através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Prefeitura de Itajaí, Fundação Cultural de Itajaí​, renúncia fiscal da APM Terminals Brasil e apoio da Procave Investimentos e Incorporações.


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS