sexta, 19 de abril de 2024
Geral
14/08/2020 | 20:00

Município de Itajaí reduz número de casos de dengue

Itajaí apresentou uma redução nos casos de dengue. O último registro da doença na cidade ocorreu há 22 dias, em 23 de julho. Ao todo, o Município contabiliza 222 casos de dengue neste ano, sendo 186 autóctones (com transmissão dentro da cidade). Conforme o Programa de Controle da Dengue, as ações de bloqueio e prevenção têm sido fundamentais para cortar o ciclo do mosquito Aedes aegypti e evitar novos casos positivos.

A redução de pessoas contaminadas começou a ser observada no mês de junho, quando foram registrados 27 casos positivos – 34% menos do que no mês anterior, que teve 41 notificações. Em julho, a diminuição no número de casos foi de quase 63% em relação a junho: foram apenas 10 confirmações. Neste mês, não foram registrados novos casos da doença.

Os bairros com mais casos de dengue confirmados em Itajaí são Cordeiros, com 88 casos registros, e Fazenda, com 47 – porém, desde o dia 10 de julho este bairro não apresentou mais casos positivos. De acordo com o gerente de Controle de Zoonoses, Lúcio Vieira, a redução dos casos é um dos reflexos de todas as ações e combate realizadas na cidade.

“O Programa de Controle da Dengue, com apoio de outras secretarias, realizou mutirões de limpeza e eliminação de focos, ações de orientação, aplicação de inseticida, fiscalizações e milhares de visitas em residências e comércios. Tudo isso está se refletindo na redução dos casos”, destaca Vieira.

Os agentes de combate a endemias do Município seguem realizando visitas de orientação e eliminação de criadouros nos bairros São Vicente, São João, Barra do Rio e Fazenda. Para reforçar as ações, também foram adquiridas duas máquinas para aplicação de inseticida UBV para eliminar o mosquito adulto. Agora o Programa da Dengue possui seis equipamentos, se destacando como uma das maiores estruturas de combate à doença em Santa Catarina.

“Além de todas essas ações, é importante que a população receba o agente de endemias em casa e siga suas orientações para diminuição dos focos do Aedes aegypti. Se todos fizerem sua parte, conseguiremos reduzir os criadouros e evitar novos casos”, conclui o gerente de Controle de Zoonoses.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS