sexta, 29 de março de 2024
Geral
10/08/2020 | 14:38

Projeto Enfrenta Porto completa um mês de realização

Nesta sexta-feira (7) completou-se trinta dias desde que o Projeto Enfrenta Porto: Juntos na batalha contra o Covid-19 começou a ser aplicado no Porto de Itajaí.

No primeiro mês de projeto já é possível visualizar um resultado positivo no que se refere a número de casos, porém nem tudo são apenas números, “O projeto, vai além de todos os procedimentos que foram implementados e seus resultados, eu enalteceria o carinho, a dedicação e o zelo ofertados pela equipe para pessoas nesse momento tão difícil”, conta o Superintendente do Porto de Itajaí, Engº Marcelo Werner Sales.

RESULTADOS

Neste primeiro mês, foram realizadas 150 triagens nas entradas de turnos, com o objetivo de se verificar quais as condições de saúde dos colaboradores antes da entrada nos postos de trabalho. Por dia, em média, 70 pessoas passaram por essa triagem.

“O projeto nos traz essa segurança por termos essa assistência e orientação, além do acompanhamento, que é diário. Vivemos uma época de incertezas e muito medo, e o Enfrenta Porto nos traz esta luz diária em tempos difíceis”, conta Moacir Veiga Kienast, Inspetor de Segurança Portuária do Porto de Itajaí.

Além das triagens, foram colhidos 130 perfis epidemiológicos dos colaboradores. Essa prática foi adotada para mapear principais comorbidades apresentadas por eles, para que assim sejam planejadas orientações em saúde de acordo com as necessidades dos colaboradores. O Enfrenta Porto vai além da prevenção de novos casos de covid-19 no Porto de Itajaí, o projeto também busca promover a relevância de uma qualidade de vida por meio de hábitos saudáveis, pois neste momento, mais do que nunca, é preciso cuidar-se.

Essas orientações em saúde são feitas por meio dos Diálogos de Conscientização, somente neste primeiro mês foram realizados 20 encontros. A cada semana buscou-se levantar temáticas diferentes, como por exemplo: fake news e saúde, limpeza do ambiente de trabalho e principais sintomas do covid-19.

“A importância maior do projeto, além dos números, é a atenção. Nesse momento histórico que estamos passando, onde somos privados de muitas coisas, há um impacto muito grande na composição do ser humano como ele é, como levávamos a vida antes disso tudo. Então, eu entendo que esse cuidado com as pessoas que aqui trabalham é o ponto mais importante” ressalta o Superintendente Marcelo Werner Sales.

O principal procedimento adotado pelo projeto é o monitoramento de casos suspeitos, positivos e contatantes de casos positivos. Nessas três situações, a equipe monitora por telefone o quadro de saúde das pessoas afastadas para acompanhar a situação e orientar sobre como proceder.

Dentre essas ações, há também o atendimento ambulatorial realizado pelos profissionais da saúde. Neste mês foram atendidos cerca de 50 colaboradores no ambulatório do Porto de Itajaí.

“Neste primeiro momento, as ações foram voltadas aos colaboradores da Superintendência do Porto de Itajaí, mas estamos caminhando para uma segunda fase, buscando alcançar toda a comunidade portuária. O resultado deste primeiro mês de Enfrenta Porto no deu a percepção do que precisamos ampliar e melhorar em alguns pontos, da mesma maneira que também constatamos que estamos no caminho certo”, evidencia Médelin Pitrez dos Santos, Coordenadora de meio ambiente, segurança do trabalho e sustentabilidade na Superintendência do Porto de Itajaí.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS