quinta, 28 de março de 2024
Geral
30/07/2020 | 18:06

Secretaria de Saúde adquire veículo para equipe do Consultório na Rua

A equipe do Consultório na Rua de Itajaí ganhou uma importante ferramenta para auxiliar no trabalho em campo. A Secretaria Municipal de Saúde adquiriu neste mês um veículo para os atendimentos dos profissionais de saúde. O furgão permite que os servidores realizem consultas itinerantes com moradores em situações de rua, além de facilitar o trabalho de monitoramento e o acesso deste público aos serviços de saúde.

O veículo é uma espécie de “consultório sobre rodas” com equipamentos e espaço necessários para fazer os atendimentos aos moradores de rua, independentemente do local ou das condições do tempo. Uma das vantagens da aquisição do furgão é a possibilidade de realização dos exames preventivos do câncer de colo de útero em mulheres em situação de rua, que não queiram ir até uma unidade de saúde, no próprio veículo, bem como outros procedimentos, como curativos, testes rápidos para diagnóstico de Infecções Sexualmente Transmissíveis, testes de coronavírus, entre outros.

“O veículo melhora as condições de trabalho da equipe, além de facilitar o acesso dos usuários e a identificação dos profissionais do Consultório na Rua pelos moradores. Com ele, podemos realizar diversos procedimentos em qualquer local, já que conta com essa estrutura”, explica a terapeuta ocupacional do Consultório na Rua, Carla Hütner.

O investimento da Secretaria de Saúde no veículo foi de R$ 245 mil, com recursos federais.

O que é o Consultório na Rua

Implantado no Município de Itajaí em 2017, o Consultório na Rua é composto por uma equipe multiprofissional, com dois enfermeiros, terapeuta ocupacional, médico, assistente social e agente comunitário de saúde, que realiza em média 10 a 15 atendimentos por dia. A iniciativa visa ampliar o atendimento e o acesso da população em situação de rua aos serviços de saúde, permitindo um melhor acompanhamento desse público e suas vulnerabilidades.

Os profissionais que atuam no Consultório na Rua realizam visitas de segunda a sexta-feira, nos períodos da manhã, tarde e noite. O trabalho é itinerante e ocorre em todo município, priorizando o atendimento local e, quando necessário, realizando encaminhamentos para a rede municipal de saúde.

Devido à pandemia de coronavírus, a equipe também tem intensificado os cuidados e orientações aos usuários, distribuição de máscaras e insumos para prevenção. Casos suspeitos da doença são encaminhados ao Centro Ambulatorial de Triagem ou para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no Centro Integrado de Saúde (CIS). Pessoas dos grupos de risco também são monitoradas pela equipe.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS