quinta, 28 de março de 2024
Geral
21/07/2020 | 15:31

Coronavírus: Itajaí é o município que mais testa a população em Santa Catarina

Itajaí é o município que mais testa a população para o coronavírus em Santa Catarina. O levantamento da Secretaria de Saúde de Itajaí compara os números apresentados pelos municípios com mais casos positivos no Estado. Aqui já foram realizados quase 30 mil testes de coronavírus nas redes pública e privada em quatro meses de pandemia. Ao todo, 2.643 moradores tiveram diagnóstico positivo para COVID-19, sendo que 2.185 já estavam recuperados até este domingo (19). Na cidade, os moradores têm acesso a dois tipos de exames pelo Sistema Único de Saúde (SUS): teste rápido e RT-PCR.

Os testes utilizados em Itajaí são aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e indicados pelos médicos do município após avaliação do paciente. Os exames RT-PCR (coleta com cotonetes) detectam a presença da infecção quando ainda está ativa no organismo e são realizados entre o 3º e o 5º dia de sintomas. Já os testes rápidos oferecidos indicam que o paciente teve contato recente com o vírus (IgM) ou que teve COVID-19 e está se recuperando ou já se recuperou (IgG), uma vez que indicam a presença de anticorpos (defesas do organismo).

O resultado dos testes realizados reflete o estado imunológico no momento da coleta da amostra. É importante destacar que há um período de janela imunológica, que é o intervalo de tempo entre a infecção (de 04 e 14 dias) e a produção de anticorpos em níveis detectáveis por um teste rápido. Por isso, a recomendação é que só se faça o teste rápido a partir do 8º dia do surgimento dos sintomas para detecção dos anticorpos produzidos. Se a testagem ocorrer dentro do período de janela imunológica, o resultado poderá ser negativo mesmo se a pessoa estiver contaminada (falso negativo).

“Muitas pessoas ficam em dúvida quando recebem um resultado negativo no teste rápido. A recomendação é que se tiver sintomas, o paciente deve cumprir o isolamento domiciliar indicado pelo médico, mesmo com resultado negativo, por conta da janela imunológica”, explica a diretora da Vigilância Epidemiológica, Suzany de Fátima Henchoste Olibone.

É importante destacar ainda que não existe falso positivo. Cada teste tem determinada sensibilidade para detectar o vírus ativo ou anticorpos produzidos. Uma vez que é detectada a presença do vírus, o paciente deve seguir as recomendações médicas de isolamento social e tratamento.

Itajaí realiza em média 300 testes diários de coronavírus somente nos Centros de Testagem em contêineres e Ambulatorial de Triagem, localizados junto ao Centro Integrado de Saúde (CIS), no bairro São Vicente. Também são feitos testes nas unidades de saúde, em ações promovidas pela Secretaria de Saúde, em profissionais de saúde, hospitais e laboratórios privados.

Comparativo de testes entre as cidades com mais casos positivos em SC:

Dados divulgados pelos municípios entre os dias 17 e 20/07/2020

Itajaí: 29.862 exames
Joinville: 27.973 exames
Blumenau: 20.986 exames
Florianópolis: 14.478 exames
Concórdia: 12.551 exames
Chapecó: 8.044 exames
Balneário Camboriú: 7.871 exames
Criciúma: 7.844 exames
São José: 7.120 exames
Palhoça: 4.649 exames 


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS