terça, 16 de abril de 2024
Geral
08/07/2020 | 10:25

Centreventos vai concentrar oferta de tratamento profilático contra COVID-19

O Município de Itajaí iniciou nesta terça-feira (7) a oferta de tratamento profilático com ivermectina para população. A distribuição do medicamento, que tem atividade antiviral in vitro comprovada, ocorre no Centreventos. Neste primeiro dia, até as 19h, foram distribuídos medicamentos para mais de 4 mil pessoas. Para facilitar a logística e o acesso dos moradores, o Município decidiu concentrar a entrega do remédio apenas no local, das 8h às 20h, podendo estender o horário conforme a demanda.

O Centreventos de Itajaí recebeu uma estrutura completa com computadores e equipe de saúde para atendimento, além de estar localizado em área central. A decisão de concentrar os atendimentos no espaço também visa evitar aglomerações nas unidades de saúde. O complexo tem mais de 18 mil m² para receber os moradores, mantendo o distanciamento social. Os interessados ainda podem utilizar o estacionamento na Vila da Regata, que foi aberto para facilitar o acesso.

Estratégia de enfrentamento à pandemia

Essa ação faz parte da estratégia do Município para enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. A intenção é tratar os moradores de forma precoce para prevenir e atenuar a infecção causada pelo vírus. Na estrutura montada no Centreventos, o morador recebe toda a orientação da equipe de saúde para tomar o medicamento de forma segura. As pessoas interessadas devem levar documento pessoal com foto e comprovante de residência.

“A ivermectina está sendo usada como um medicamento que pode ajudar na prevenção da COVID-19 e, em caso de contágio, que o paciente tenha sintomas leves ou moderados, porque ela diminui a multiplicação viral. Estimulamos a população para que participe dessa campanha, mas que também mantenha as demais medidas não farmacológicas de prevenção, como uso de máscaras, a higiene das mãos, o distanciamento e o isolamento social. Também é importante evitar aglomerações e que os estabelecimentos comerciais sigam as regras preventivas”, ressalta o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni.

A adoção do medicamento foi baseada na experiência de algumas cidades e instituições brasileiras, como a Unimed e o Hospital da Marinha do Brasil. A indicação da ivermectina também teve resultados positivos no Centro Ambulatorial de Triagem de Coronavírus do município, onde médicos observaram significativa melhora em pacientes sintomáticos tratados com o remédio.

A dosagem de ivermectina é indicada conforme o peso da pessoa e deve ser tomada em três etapas, uma a cada 15 dias, para manter o nível plasmático do medicamento no organismo da pessoa durante os próximos meses da pandemia. Profissionais da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) acompanharão o tratamento ofertado e farão uma análise estatística dos resultados obtidos com o uso do remédio nos próximos meses.

O medicamento é contraindicado para pacientes hipersensíveis (alérgicos) à ivermectina ou a algum dos componentes da fórmula, por pacientes com meningite ou outras afecções do Sistema Nervoso Central e por crianças com menos de 15 kg ou menores de 5 anos. 


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS