quinta, 28 de março de 2024
Geral
22/06/2020 | 15:56

Como manter uma rotina de exercícios físicos em casa

As restrições de circulação dos últimos meses modificaram os hábitos e atividades físicas da maioria das pessoas. Com academias fechadas e espaço ao ar livre sendo evitados em grande parte das cidades, as possibilidades de exercícios para manter o corpo ativo e saudável devem ser repensadas e transferidas para dentro de casa.

Entre as opções de atividades, estão as sequências de treino intervalado com movimentos realizados apenas com o peso do corpo, exercícios aeróbicos, como pular corda e subir escadas, alongamento, ginástica, dança, yoga, entre outros. Para a professora e coordenadora do curso de Educação Física do Ensino a Distância (EaD) da Univali, Gisele Lombardi, a limitação de equipamentos e falta de ambientes amplos e abertos não deve ser um empecilho para as pessoas fazerem os exercícios.

Outro cuidado necessário é que a rotina diária não comprometa demais hábitos fundamentais para a manutenção de uma vida saudável, como o descuido com a alimentação, e perda da qualidade do sono. Para Lombardi, isso pode acontecer devido ao aumento da ansiedade nesse período em que a orientação é permanecer em casa. “É importante fazer um planejamento dos seus dias e semanas, inserindo algumas atividades que ajudarão você a se sentir melhor. A prática de atividade física é uma grande aliada ao controle da ansiedade. A meditação e os exercícios de respiração também são poderosos neste controle. Outra dica é pesquisar alguns alimentos e chás que auxiliam a reduzir a sensação de estresse e ansiedade".

A coordenadora ainda destaca que antes de começar qualquer exercício, a orientação é de que se busque um profissional capacitado a dar as melhores instruções para que os exercícios sejam realizados de forma correta, minimizando o risco de lesões. Aqueles que já realizam atividades físicas orientadas por um professor, podem solicitar que ele elabore um programa semelhante ao que já estava incorporado à rotina e aos objetivos, com acompanhamento remoto. Outra opção para manter os exercícios físicos em dia é a busca por aplicativos e ferramentas digitais que podem ajudar na criação da lista de exercícios e até ensinar os movimentos corretos.

O Home Office

No ambiente empresarial existe uma preocupação com o local de trabalho e os materiais utilizados pelos colaboradores, como mesa e cadeira adequadas para a postura. Dessa forma, ao ter a possibilidade de trabalhar em casa, é importante criar um espaço que mantenha essa qualidade, assim como observar alguns detalhes como a posição das pernas, braços e coluna.

Para a professora, os alongamentos durante o dia também ajudam nesse momento. “Além da posição corporal adequada, recomendo atividades que proporcionam o fortalecimento muscular e articular, principalmente da região do core (tronco, pelve e quadris) tão exigida pelo home office. Acredito que os alongamentos, também são muito importantes para aliviar tensões e facilitar as atividades diárias", ressalta Gisele.  

Ter um espaço correto para trabalhar, além de garantir que você não terá problemas musculares futuros, também pode ajudar na sua concentração para cumprir todas as tarefas.

Busque um nutricionista

 

Com a falta de uma rotina mais rígida, existe a tendência de descuido na alimentação, o que pode frustrar grande parte das pessoas que frequentam academias em busca de massa muscular. Para esse público, a professora Gisele aconselha a orientação de um nutricionista: “Devemos prestar a atenção nos hábitos alimentares, que são de extrema importância e agem em conjunto com os efeitos do exercício físico. Minha dica é ter um acompanhamento nutricional junto ao do professor de educação física, e permitir que eles conversem entre si sobre as melhores possibilidades para você".


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS