sexta, 19 de abril de 2024
Geral
19/06/2020 | 15:20

Município de Itajaí debate medidas de prevenção ao coronavírus com a sociedade civil

O Município de Itajaí reuniu a sociedade civil para discutir sobre o avanço dos casos de coronavírus (COVID-19) na região, durante toda a manhã desta sexta-feira (19). Representantes de associações, entidades e instituições da cidade e região da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri) se reuniram com órgãos públicos municipais e do estado de Santa Catarina no auditório da Secretaria Municipal de Educação.

A reunião trouxe os dados da pandemia em Itajaí, na região e em Santa Catarina e as projeções da doença para os próximos 90 dias. Os dados foram trazidos pelo prefeito de Itajaí Volnei Morastoni, com base nas projeções estatísticas da Defesa Civil e Vigilância Epidemiológica do Estado. Os representantes das entidades e órgãos governamentais apresentaram suas perspectivas e sugestões para novas medidas de segurança.

“Nossa intenção nesta manhã foi de ouvir todos os envolvidos, toda a sociedade representada em suas entidades, para pensarmos em novas medidas de controle da doença. Estamos em um novo ciclo de circulação do vírus e se não agirmos poderemos sofrer com um grande número de novos casos”, avalia o prefeito Volnei Morastoni.

O prefeito agradeceu todas as contribuições e garantiu que novas medidas devem ser tomadas nos próximos dias.

Reforço das medidas já adotadas
Durante o encontro foi reforçada a importância das quatro principais medidas essenciais de controle sanitário e saúde pública: o isolamento social de pessoas que não necessitam se deslocar; o distanciamento social em ambientes fechados e de concentração de pessoas; o uso obrigatório de máscara; a higienização de mãos e objetos.

Leitos  em Itajaí e região
O prefeito Volnei Morastoni também destacou os esforços do Município de Itajaí com recursos próprios e dos demais municípios da região junto ao governo de Santa Catarina para melhorar as condições de atendimento aos pacientes de coronavírus (COVID-19).

O Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen conta com leitos de 50 UTIs e mais 40 unidades deverão ser instaladas no Complexo Madre Teresa, que está em obras. O Hospital Ruth Cardoso, em Balneário Camboriú, conta com 20 leitos ativos e seis em ativação. Na mesma cidade, o Hospital Unimed conta com 20 leitos ativos para seus conveniados. A expectativa é chegar ao total de 136 leitos na região da Amfri nas próximas semanas.

“Precisamos entender que no Hospital Marieta nós atendemos toda a nossa região, da mesma forma os demais hospitais do SUS. Nossa região tem muitos municípios próximos e todas as medidas que tomamos beneficiam toda a Amfri”, destaca Morastoni.

Também foram informados os números de leitos de enfermaria destinados aos pacientes com coronavírus. Há um total de 55 leitos nas cidades de Balneário Camboriú, Camboriú e Itapema para pacientes que não precisam de tratamento em unidades intensivas e respiradores.

Casos em Itajaí e região da Amfri
O último boletim divulgado pelo Município de Itajaí na quinta-feira (18), às 19h, dá conta de um total de 1186 casos de COVID-19 desde o início da pandemia, 767 curados e 23 mortes em decorrência da doença. Na região da Amfri, o relatório também da última quinta (18), às 14h, apresenta um total de 3229 casos, sendo 2066 curados e 52 óbitos.

O Município de Itajaí também divulgou no mesmo relatório que foram realizados 9989 testes para coronavírus (COVID-19) e que 154 pacientes aguardam o resultado dos exames.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS