quinta, 18 de abril de 2024
Geral
19/05/2020 | 10:51

Covid-19: Alesc apela para que Ministério da Saúde faça testes em massa na população

Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), a realização de testes em massa é o passo mais importante para o sucesso no combate à Covid-19. Diante disso, o plenário da Assembleia Legislativa aprovou, na última semana,  moção do deputado estadual Dr. Vicente Caropreso (PSDB) solicitando ao Ministério da Saúde a ampla realização de teste para coronavírus, transparência nos dados sobre os testes realizados no país e de rastreamento de infectados. O Brasil está entres as nações que menos testes tem aplicado na população e já é o 4º país com maior número de infectados pelo vírus.  

 

“ Sem teste, há um subdimensionamento dos casos.  É um dos principais desafios para o país enfrentar a pandemia. Testes em massa vão permitir maior clareza na definição de políticas de saúde pública e de isolamento social. As nações que mais fizeram testes são justamente as que estão tendo melhor resultado no enfrentamento da pandemia. Somos um país continental, sabemos o desafio que isso implica. Mas se quisermos ter o controle da doença e evitar mortes terá que ser feito.”

 

O país realizou até o momento cerca de 700 mil testes, conforme o site World o Meters que concentra dados mundiais do enfrentamento ao coronavírus.  O dado é maior do que o governo afirma ter feito - cerca de 500 mil testes até o momento. A diferença se deve ao fato de o Ministério da Saúde desconhecer os dados de testes adquiridos e  realizados por  estados, municípios ou empresas para avaliar a saúde de seus funcionários.  

 

Enquanto na Alemanha, país referência no enfrentamento à pandemia, foram realizados 37,1 mil testes para cada 1 milhão de habitantes, no Brasil essa taxa cai para  3,4 mil para cada milhão de habitantes e coloca o país atrás de vários países latino-americanos como Chile e Peru, que já realizaram, cada um, 17,8 mil testes por milhão de habitantes.


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS