quinta, 28 de março de 2024
Geral
07/05/2020 | 10:57

Isolamento social reduziu em 80% o número de casos de coronavírus em Itajaí

Considerado por especialistas a melhor estratégia para conter a propagação do novo coronavírus, o isolamento social teve papel fundamental no controle da contaminação em Itajaí. A quarentena reduziu em 82% o número de casos. Atualmente, o município está com 112 casos confirmados da doença. Sem o isolamento social, a previsão era de que a cidade teria ultrapassado os 650 casos (ver gráficos no fim da página).

O isolamento social começou a ser adotado em Itajaí no dia 18 de março. A partir daí todas as medidas de prevenção foram intensificadas, entre elas a suspensão de transportes e o fechamento de estabelecimentos comerciais, shoppings, academias, hotéis, bares e restaurantes. A medida foi essencial para preparação da rede pública de saúde para atendimento aos pacientes suspeitos de COVID-19, como a criação do Centro Ambulatorial de Triagem (CAT).

“O isolamento social serve para diminuir bruscamente o número de novos casos de coronavírus. Assim o sistema de saúde consegue suportar o impacto e atender adequadamente os pacientes que necessitam, muitas vezes, de atendimento de alta complexidade, como leitos de UTI”, explica o médico infectologista do Município, Raphael Alexandre.

Os dados mostram ainda que, a partir da liberação das atividades econômicas entre os dias 12 e 13 de abril, o número de casos positivos de coronavírus teve um acréscimo de mais de 180% na cidade. Por isso, o distanciamento social continua sendo a medida mais importante de controle do vírus, além dos cuidados básicos de higiene e o uso de máscaras.

“Contamos com a responsabilidade da nossa população nesse momento de retorno das atividades. Quem precisa sair de casa deve adotar todos os cuidados necessários para evitar a contaminação. E quem pode ficar em casa, deve seguir em isolamento. Essa é a melhor forma de conter a propagação do vírus e proteger aqueles que amamos”, destaca o secretário de Saúde de Itajaí, Emerson Roberto Duarte.

Projeção de casos
A projeção de novos casos de coronavírus feita para o Município considerou o percentual de incremento diário de casos da primeira semana de notificações, entre os dias 22 e 28 de março. Nesse período, o crescimento em Itajaí chegou a 94%. Se seguisse esse ritmo, a cidade estaria hoje com mais de 650 pessoas infectadas. 

“O isolamento social somado a todas as medidas de controle adotadas pelo município, como treinamentos para profissionais de saúde, barreiras sanitárias, reestruturação da rede pública de saúde para atendimento, desinfecção de unidades e ruas e a busca pela ampliação de leitos de UTI, foram essenciais para conseguirmos controlar a curva. A manutenção desse resultado a partir de agora depende do esforço conjunto de toda comunidade”, completa Duarte.

Novas medidas de prevenção e controle são analisadas diariamente pelo Município, sempre levando em conta a situação epidemiológica da cidade. 


JORNAL IMPRESSO
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024
01/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS