quinta, 28 de março de 2024
Geral
28/04/2020 | 10:08

Itajaí vai distribuir medicamento homeopático que aumenta a imunidade

O Município de Itajaí vai distribuir à população um medicamento homeopático que aumenta a imunidade como medida preventiva de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. A distribuição gratuita da Camphora officinalis foi aprovada pela Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina e será feita por meio de frascos individuais com glóbulos que se dissolvem na boca. O medicamento estará disponível nas unidades de saúde do município a partir de quarta-feira (29) e não tem contraindicações.

Feito à base de cânfora, este medicamento homeopático já foi usado em outros países como uma forma de prevenção e fortalecimento da imunidade da população, tendo apresentado resultados positivos. Os moradores poderão retirar o medicamento nas unidades de saúde do município. Pessoas que estão em isolamento domiciliar, como idosos e grupos de risco, podem solicitar à unidade de saúde mais próxima a entrega do medicamento em casa ou que um familiar faça a retirada.

Em Itajaí, a população receberá a dose única em frascos individuais com cinco glóbulos cada – outra forma de preparação do medicamento homeopático. Os glóbulos são balinhas que se dissolvem na boca. O uso não é obrigatório. Inicialmente, serão disponibilizadas 150 mil unidades à comunidade.

“A distribuição vai começar nas unidades de saúde, mas também estamos pensando em oferecer o medicamento durante o Dia D de Vacinação contra gripe, previsto para o sábado, 9 de maio. Poderemos adotar ainda outras estratégias de distribuição, conforme a demanda da população. Iremos distribuir para todos que tiverem interesse”, afirma o prefeito de Itajaí Volnei Morastoni.

Para retirar o medicamento, o morador terá apenas que informar os dados pessoais para controle da Secretaria de Saúde. Ele também poderá retirar doses para familiares da mesma residência, mediante comprovação. Além do frasco com a dose única, será entregue a orientação de uso. Qualquer pessoa pode utilizar o medicamento homeopático, não há contraindicações.

“A Camphora officinalis não é uma vacina, nem um medicamento específico para combater o coronavírus. Ela será utilizada para ajudar a aumentar a imunidade das pessoas contra qualquer doença. A partir de grupos de pacientes com sintomas, se fizeram estudos experimentais e se chegou à conclusão de que este medicamento cobre boa parte dos sintomas. Quando a pessoa ingere, ele estimula o organismo a produzir anticorpos”, comenta o prefeito. 


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS