sexta, 19 de abril de 2024
Geral
24/04/2020 | 15:57

O que fazer quando alguém dentro de casa estiver com coronavírus?

Por se tratar de uma doença com sintomas parecidos ao do resfriado e da gripe, a confirmação de que a pessoa está com coronavírus só pode ser feita após o diagnóstico com a coleta de materiais respiratórios. É necessária a coleta de duas amostras na suspeita do coronavírus. As duas amostras serão encaminhadas com urgência para o Laboratório Central de Saúde Pública. Caso a pessoa esteja com a doença alguns cuidados deve ser tomados, como explica a médica pneumologista da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), Patrícia Canto Ribeiro.
 
“Não dormir na mesma cama. Se for possível dormir em outro cômodo é o ideal. Se não for possível, manter uma distância de um metro e meio até dois metros e nunca dormir na mesma cama que a pessoa infectada. Não dividir, não compartilhar pratos, copos, talheres. A pessoa deve estar usando aquele seu naquele momento, não dividir no meio das refeições com outras pessoas. Higienizar a casa com água e sabão, água sanitária, principalmente as partes que são comuns, que o doente também vai usar, como banheiro. Manter a casa sempre bem aberta e, se puder, deixar entrar um sol, se a casa tiver uma boa ventilação é o ideal”. 

Segundo o Ministério da Saúde, a transmissão acontece de uma pessoa doente para outra ou por contato próximo por meio de toque do aperto de mão, gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro e objetos ou superfícies contaminadas, como celulares, mesas, maçanetas, brinquedos, teclados de computador, entre outros. Por isso, não abra mão da distância mínima de 2 metros entre você e as outras pessoas nos estabelecimentos comerciais, além do uso de máscara. Lave bem as mãos e faça uso do álcool em gel depois de manusear objetos e equipamentos. A melhor forma de evitar o coronavírus é se protegendo. Se você tem dúvida se está com coronavírus, basta ligar para 136 ou acessar no chat pelo site saude.gov.br/coronavírus.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS