sexta, 29 de março de 2024
Geral
31/03/2020 | 18:22

Coronavírus: Confira os serviços essenciais que continuam mantidos na quarentena

O Município de Itajaí prorrogou por mais sete dias, a contar desta quarta-feira (1º), o período de isolamento social em virtude da pandemia de coronavírus (COVID-19). A medida segue determinação do Governo do Estado de Santa Catarina. Com a manutenção da quarentena, continuam em vigor a proibição de aglomeração de pessoas em ambientes fechados, as restrições aos serviços não essenciais e a paralisação do transporte público.

Na noite do domingo (29), o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, se reuniu com representantes de diversos órgãos e entidades da cidade para traçar novas estratégias de enfrentamento ao coronavírus, além de discutir medidas socioeconômicas para minimizar os impactos do isolamento, enquanto se preservam vidas.

Nesta terça-feira (31), será votada na Câmara de Vereadores de Itajaí a Medida Provisória nº 002/2020, que prevê a criação do Fundo Municipal de Recebimento de Doações para Enfrentamento do COVID-19 (FMURDEC-19), para que empresas e cidadãos possam contribuir com recursos que serão usados na compra de insumos de saúde e de alimentos para famílias de baixa renda.

Confira, a seguir, informações sobre o funcionamento dos serviços essenciais à população e as principais restrições para outras atividades:

Quais serviços essenciais estão mantidos?
- Farmácias, supermercados, padarias, açougues, postos de combustíveis, distribuidora de água e gás e clínicas veterinárias de emergência, além de empresas que produzem, distribuem e comercializam alimentos, produtos de higiene e de saúde;
- Também estão mantidos o fornecimento e os serviços de manutenção para energia elétrica, água e saneamento, coleta de lixo, telecomunicação e internet, transporte de passageiros por táxi ou aplicativo, defesa civil e órgãos de imprensa.

Serviços essenciais também devem evitar concentração de público?
Sim. Farmácias e supermercados, por exemplo, devem estabelecer restrição para a entrada da metade da capacidade de público do estabelecimento, evitando aglomerações. Também devem manter um distanciamento entre os clientes de ao menos 1,5 metro. A norma se aplica a bancos, lotéricas e agências de cooperativas de crédito.

A população deve se preocupar com o estoque de alimentos?
Não. O momento exige o máximo de isolamento social. As pessoas precisam evitar ao máximo locais com concentração de pessoas. Não é necessário fazer grande estoque de alimentos e medicamentos, pois toda a cadeia de produção, distribuição e venda ao consumidor está mantida.

Serviço de delivery (entrega em domicílio) está autorizado?
Sim. Os serviços de delivery de alimentos continuam autorizados para funcionar. O transporte e a entrega de cargas e encomendas em geral também não foi interrompido.

Bancos e lotéricas podem abrir?
Agências bancárias e lotéricas reabriram nesta segunda-feira (30), com atendimento exclusivo a pessoas que necessitem de serviços bancários presenciais. É recomendável que aposentados, principalmente idosos, não saiam de casa, mas que peçam ajuda para alguém de sua confiança, para que façam o pagamento de contas ou outro serviço bancário.

Como fica a situação dos hotéis?
Novos hóspedes não podem ser aceitos. Aqueles que já estavam hospedados no estabelecimento podem permanecer até o fim do período reservado.

Oficina mecânicas podem funcionar?
Não. Só devem permanecer abertas as oficinas que prestam serviços para veículos de saúde, segurança e emergência. Estão autorizadas a funcionar borracharias e oficinas às margens de rodovias estaduais e federais, devendo adotar medidas de prevenção ao coronavírus.

Agropecuárias podem funcionar?
Sim. Esses estabelecimentos podem ficar abertos com o número mínimo de funcionários e atendentes, para garantir a alimentação e outros produtos de cuidados para a vida dos animais.

Materiais de construção podem abrir?
Não. As lojas com materiais de construção estão autorizadas a comercializar produtos apenas por meio de tele-entrega/delivery.

Celebrações religiosas, como missas e cultos, estão permitidos?
Não. Seguem suspensas missas, cultos e reuniões de qualquer natureza, de caráter público ou privado – independentemente do número de pessoas.

A população pode sair para caminhar na rua?
A orientação é para só sair de casa em situações de emergência ou para a compra de remédios ou alimentos.

Cirurgias eletivas e consultas ambulatoriais continuam suspensas?
Sim. Consultas, exames e cirurgias eletivas estão suspensas. Posteriormente, esses procedimentos serão reagendados nas Unidades de Saúde. Não serão interrompidos procedimentos oncológicos, de hemodiálise e transplantes.

Até que dia as aulas estão suspensas?
Até o dia 19 de abril. A suspensão inclui unidades da rede pública e privada, de educação infantil, fundamental, médio, educação de jovens e adultos (EJA), ensino técnico e ensino superior.

As medidas de isolamento social poderão ser prorrogadas mais uma vez?
Este novo período de quarentena vai até 07 de abril, na próxima terça-feira. Até lá, diante do número de casos confirmados em Santa Catarina, será reavaliada a situação de emergência e a capacidade do sistema de saúde em todo o território catarinense no enfrentamento à doença. 


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS