quinta, 28 de março de 2024
Geral
26/03/2020 | 09:34

Univali produz máscaras de proteção em impressora 3D

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), está produzindo, desde a última segunda-feira, dia 23 de março, máscaras de proteção para serem utilizadas por profissionais da área da saúde.

As primeiras remessas serão entregues no Hospital Regional de São José e ao Centro de Pesquisas Oncológicas (Cepon), de Florianópolis. De acordo com o professor Eros Comunello, do curso de Ciência da Computação e do Mestrado em Computação Aplicada, responsável pelo laboratório onde os materiais estão sendo impressos na Univali, no Campus Kobrasol, a produção dura em média 3h20, por máscara, entre a parte superior e inferior. Trata-se de um suporte, que depois recebe um acrílico. As bases são feitas na Univali, nos Laboratórios 4Vision Lab e no GIdLab, sob condução de Comunello e dos professores Marcelo Dornbusch Lopes e Michelle Silva Wangham, e entregues para o IFSC fazer a finalização.

A estrutura da máscara é a padrão disponível no mercado e as entregas serão realizadas, como doação, a partir da capacidade de produção das instituições parceiras. Em Florianópolis, a Artes & Ofícios Papelaria Técnica e Artística também doou folhas de acetato que auxiliarão na montagem da máscara completa.

A Univali deve contemplar ainda unidades da região do Vale do Itajaí, com a estrutura tecnológica do Campus Itajaí.  Os professores da Escola do Mar, Ciência e Tecnologia - Rudimar Luís Scaranto Dazzi, também docente do Mestrado em Computação Aplicada, e Eduardo Alves da Silva, coordenador dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciência da Computação e Sistemas para Internet, estão realizando testes e devem dar início à produção, em Itajaí, ainda hoje (25).  

Os professores envolvidos na produção estão trabalhando em locais isolados, na estrutura da Universidade, seguindo os protocolos de orientação para evitar o contágio do Coronavírus, com o objetivo de contribuir por meio da infraestrutura, tecnologia e conhecimento.

Contatos para entrevistas: (48) 98816-4390, com o professor Eros Comunello (Florianópolis) | (47) 98406-0686, com o professor Rudimar Luís Scaranto Dazzi (Itajaí).


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS