quinta, 28 de março de 2024
Geral
25/03/2020 | 17:52

Itajaí abrirá Unidade de Atendimento Infantil para reduzir exposição ao coronavírus

As crianças itajaienses têm um novo local para atendimento durante a pandemia de coronavírus. O Município de Itajaí abrirá nesta quinta-feira (26), às 10h, uma Unidade de Atendimento Infantil, no bairro São João, para receber os casos que não têm sintomas de doenças respiratórias. O objetivo é separar a demanda e garantir a segurança e o bem-estar dos pequenos, evitando que se exponham ao COVID-19.

Com a abertura do novo serviço, a intenção é que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e o Centro Ambulatorial de Triagem (CAT), que ficam no Centro Integrado de Saúde (CIS), passem a centralizar os casos suspeitos de coronavírus e outras doenças respiratórias em crianças, adultos e idosos. A UPA do Cordeiros deve ficar com o atendimento dos adultos que não tenham sintomas de COVID-19. Outros casos leves devem procurar as unidades básicas de saúde.

“Sabemos que os casos suspeitos tendem a aumentar nos próximos dias. Para garantir a saúde das crianças que não têm sintomas de coronavírus, criamos a Unidade de Atendimento Infantil que oferecerá um ambiente seguro e adequado para atender os demais casos. Com isso, as unidades que ficam no CIS vão centralizar o atendimento aos casos suspeitos de COVID-19. É uma medida para minimizar a contaminação e proteger nossa população”, destaca o prefeito Volnei Morastoni.

A Unidade de Atendimento Infantil, localizada na Rua Felipe Reiser, nº 7 (no final da Caninana), vai oferecer consultas com médicos pediatras 24 horas por dia, inclusive finais de semana. No local, também haverá vacinação e farmácia para dispensação de medicamentos. Ao todo, serão 14 profissionais, entre médicos, técnicos, enfermeiros, farmacêuticos e atendentes, trabalhando em escalas diárias para atendimento às crianças. A estrutura ficará ativa pelos próximos 60 dias, podendo ser prorrogado este prazo.

O novo espaço, que tem 1.500 m² de área total e 380m² de área construída, conta com quatro consultórios, farmácia, recepção, sala de espera, sala de vacina, entre outros ambientes. Na área externa da unidade há ainda um contêiner onde será feita triagem dos pacientes. O local foi locado pelo município já com equipe multidisciplinar para atendimento às crianças.

“A Secretaria de Saúde alugou um espaço que já estava adequado para realizar os demais atendimentos infantis na cidade por 60 dias. Essa medida foi um pedido do nosso prefeito e que estamos colocando em funcionamento com agilidade. Assim separamos os casos suspeitos de coronavírus dos outros atendimentos e reduzimos a propagação do vírus, já que crianças podem ser assintomáticas e transmitir a doença aos familiares”, comenta o secretário de Saúde, Emerson Roberto Duarte.

Quando buscar a Unidade de Atendimento Infantil?

Podem ser atendidas na unidade crianças de 0 a 14 anos que não tenham sintomas de doenças respiratórias, como o coronavírus, e necessitem avaliação de um pediatra. Por exemplo: casos de diarreia, febre, infecção da garganta, alergias, entre outros.

Já os casos sintomáticos respiratórios em crianças, como a suspeita de coronavírus, devem continuar buscando atendimento nas unidades básicas de saúde do município (se os sintomas forem leves) e no Centro Ambulatorial de Triagem junto ao CIS (se os sinais forem moderados ou graves).


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS